Curiosidade! Vitória é o clube que conquistou acessos com maior e menor pontuação na história da Série B; relembre

Foto: Victor Ferreira/ EC Vitória

Após um começo de temporada resumido por eliminações, o Vitória está cada vez mais perto de comemorar o acesso à Série A do Campeonato Brasileiro. A última vez que o Leão da Barra disputou a elite do futebol brasileiro foi em 2018, quando acabou rebaixado.

Os últimos acessos do Vitória à Série A aconteceram em 2007, 2012 e 2015. Há uma curiosidade em relação aos dois primeiros citados. Em 2007, o Rubro-Negro subiu com a menor pontuação pretendida para o acesso (59). Já em 2012, a equipe baiana se superou e alcançou a maior pontuação de um postulante à Série A (71), garantindo sua vaga ao terminar na quarta colocação.

Bora pro Barradão! Vitória convoca a presença massiva da torcida em Ba-Vi pelo título do Baianão Feminino; confira detalhes

A pontuação mágica, considerada a média para subir, é 63 pontos. Contudo, a Série B de 2023 é a mais disputada da história, logo, a pontuação necessária será maior após 38 rodadas. Em 2007 e 2012, o Vitória desafiou as probabilidades de acesso projetadas hoje em dia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Segundo o departamento, 59 pontos deixa um time com apenas 3.8% de chance de acesso, e o Leão já subiu com exatamente a mesma pontuação. A UFMG também garante que 70 pontos garante 100% uma vaga para a Série A, mas em 2012 o Vitória precisou fazer 71 para subir de divisão.

Em 2007, Coritiba, Ipatinga e Portuguesa conseguiram subir com o Vitória. O quinto colocado Fortaleza ficou com 56 pontos, três a menos que o Leão da Barra. Já em 2012, Goiás, Criciúma e Athletico Paranaense subiram além do Rubro-Negro baiano. O quinto colocado São Caetano terminou empatado em número de pontos com o Vitória e só não subiu porque tinha uma vitória a menos.

Lutando por mais um acesso à Série A, a equipe rubro-negra tem vantagem de quatro pontos para o quinto colocado neste momento. O próximo desafio da equipe está marcado para esta sexta-feira, contra o Ituano, em São Paulo, às 21h30.