Mesmo se encontrando em um momento de reestruturação de seu elenco e renovação dentro de campo, os jovens criados na base do Vitória seguem se mostrando o fator decisivo para o clube. De acordo com estatísticas publicadas pelo portal Globo Esporte nesta quarta-feira (4), o Rubro Negro já foi capaz de vencer quatro partidas por conta de contribuições importantes de jovens da Toca, bem como vê seu total de gols marcado na temporada ser significantemente ajudado por suas crias.
Marca na agenda! Vitória convoca AGE que definirá destituição de Paulo Carneiro
Ainda não sendo capaz de engatar em uma sequência artilheira, a equipe do Vitória foi capaz de marcar 13 gols até o momento; deste total, cinco deles foram marcados por crias da base rubro negras, sendo eles Marco Antônio, Mateus Moraes, Alisson Santos e Eduardo, duas vezes. Desta forma, os jovens já se mostraram capazes de acumular 38% do total de tentos marcados pelo Leão da Barra no ano de 2022, número que só tende a crescer ao longo da disputa da Série C.
Os gols não só simbolizam um auxílio para a equipe no setor ofensivo, mas também representam o poder de decisão que cada um dos jovens citados já foi capaz de demonstrar em campo. O mais recente exemplo é o de Marco Antônio, que, através de uma cabeçada certeira, foi capaz de estabelecer o primeiro triunfo do Vitória na terceira divisão nacional diante do Manaus, resultado que ajudou a equipe a escapar da zona de rebaixamento e quebrar uma sequência de quatro derrotas seguidas.
“Acredito, sim, que a base é o caminho. A base tem dado frutos e vai continuar dando. Eu sou um cria da base e pude dar resultado. Não só eu, mas outros atletas da base também. Com fé em Deus, vamos dar sequência no trabalho e ajudar todo o grupo a conseguir nossos objetivos”, disse o zagueiro após o duelo.
Não só Marco Antônio pôde provar o gostinho de ser decisivo pelo seu clube do coração, mas Eduardo também se mostrou um dos destaques da equipe em ambos os gols que marcou na temporada; na primeira ocasião, auxiliou o Rubro Negro a vencer o Barcelona de Ilhéus, pelo Campeonato Baiano, pelo placar de 1×0, enquanto isso, na segunda, marcou o tento de desempate para o Leão diante do Bahia de Feira, partida que se encerrou com o 2×1 no placar.
Por fim, Mateus Moraes também teve seu momento de glória vestindo o manto rubro negro, em partida válida pela primeira fase da Copa do Brasil. Diante do Castanhal, o zagueiro foi o responsável por marcar o tento do Vitória, gol que fez a partida se encerrar em um empate por 1×1 e, assim, classificou o clube baiano à próxima fase da competição.
Já ostentando diversos momentos mágicos, a tendência é que os jovens criados na Toca do Leão somente aumentem sua importância e contribuição para com o Vitória, já que Fabiano Soares se mostrou um adepto do uso de estrelas da base em seu elenco principal. No duelo diante do Manaus, no último sábado, Soares relacionou uma equipe que continha cinco crias do Rubro Negro em campo (Alisson Santos, Léo Gomes, Gabriel Santiago, Marco Antônio e Lucas Arcanjo), além de mais duas no banco de reservas (Eduardo e Yuri Sena).
AGENDA
Abalado após ter acumulado sua terceira derrota seguida na competição, o Vitória segue empenhado em revolucionar sua campanha na Série C e, para isso, precisará superar o Manaus, no próximo sábado (30), às 19h, no Barradão, em partida válida pela quarta rodada do torneio.
Veja mais notícias do Vitória, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Esporte Clube Vitória.