Em partida movimentada e de final inflamado, Vitória se agarra à vantagem no placar e derrota o Atlético-BA

Atlético de Alagoinhas x Vitória 2023
Foto: Renan Pinheiro / ge

Vitória e Atlético-BA se enfrentaram nesta quarta-feira (8), às 19h15, no Estádio Municipal Antônio de Figueiredo Carneiro, em partida válida pela sétima rodada do Campeonato Baiano de 2023. Apresentando uma atuação produtiva no setor ofensivo, o Leão foi capaz de superar os donos da casa pelo placar de 2×1, com gols de Diego Torres, Léo Gamalho e Misael. Com a vitória, os comandados de Ricardo Amadeu chegaram à marca de 10 pontos, sendo capazes de se estabelecerem na quinta colocação da tabela.

Tudo certo! Vitória conhece seu adversário da 1ª fase da Copa do Brasil de 2023

PRIMEIRO TEMPO

Disposto a demonstrar seu ímpeto ofensivo desde os minutos iniciais da partida, o Vitória foi a equipe que dominou a posse de bola durante os primeiros minutos do embate, pressionando seu adversário no campo de ataque e circulando o sistema defensivo em bisca de um espaço para atacar. O espaço para a inauguração do placar por parte do Rubro Negro chegou aos 13′, quando Diego Torres se aproveitou de uma sobra de bola na área para finalizar e contar com um pequeno desvio na bola, assim balançando as redes dos donos da casa. O tento aparentou satisfazer os comandados de Ricardo Amadeu, que adotaram uma atuação ofensiva diante da vantagem conquistada; o Atlético, por sua vez, passou a assumir o protagonismo ofensivo do embate, porém demonstrando pouca precisão na hora de finalizar. Desta forma, o Carcará encerrou a primeira etapa com somente chutes de longe consolidados por Gustavo, Van e Lucas Luan.

SEGUNDO TEMPO

Mais equilibrado, o início da segunda etapa evidenciou o retorno do ímpeto ofensivo para ambas as equipes, com o Vitória acumulando boas chegadas através dos pés de Railan e Léo Gamalho, enquanto o Atlético de Alagoinhas viu um belo chute colocado de Misael tirar tinta da trave de Lucas Arcanjo. Aos poucos, porém, o Leão passou a exercer mais dominância no ritmo dos 45′ finais, assim chegando mais perto da área adversária, principalmente através de investidas de seus laterais. Algumas alterações no Rubro Negro potencializaram o perigo dos visitantes, que enfim chegaram ao seu segundo gol aos 24′, quando Léo Gamalho foi capaz de subir mais do que todo mundo após cobrança de falta de Torres e completar de cabeça para o fundo da rede.

Minutos depois de dobrar sua vantagem, o Vitória por pouco não marcou seu terceiro através dos pés de Osvaldo, que recebeu um bom passe de Thiago Lopes, mas isolou a redonda na linha de fundo. O segundo tento dos visitantes aparentou incomodar e inflamar os donos da casa, que voltaram a chegar com perigo ao gol de Lucas Arcanjo; aos 33′, o arqueiro do Rubro Negro precisou parar uma bela cobrança de de falta de Nickson, enquanto aos 34′ Misael viu seu chute subir demais e passar por cima do travessão. Arcanjo ainda precisou realizar mais uma boa defesa, aos 38′, em chute de Robert, assim colocando um ponto final na blitz de ataque do Carcará.

A emoção da partida, porém, estava longe de acabar, uma vez que os esforços ofensivos dos donos da casa enfim geraram frutos, com o Atlético registrando um gol aos 44′, quando Misael se posicionou na segunda trave de Arcanjo para completar uma cobrança de falta para o fundo da rede.