Após acumular uma eliminação no meio desta semana, diante do Fortaleza, o Vitória retoma seu foco na disputa da Série C do Campeonato Brasileiro. Única competição a ser disputada no restante desta temporada, o Rubro Negro tenta, desesperadamente, revolucionar sua campanha na divisão, para que transforme uma briga contra a zona de rebaixamento em esperanças de classificação para a segunda divisão brasileira. Para isso, o técnico Fabiano Soares enfatizou a mentalidade que planeja instaurar dentro do clube, expondo o caminho que o Leão da Barra deve percorrer para voltar à divisão que merece.
Vem aí? Técnico do Vitória comenta sobre a possível chegada de novos reforços
Em entrevista coletiva após a derrota diante do Leão do Pici, Fabiano Soares se viu questionado acerca da utilização de jovens da base do clube nos elencos principais, algo que tem sido uma tendência nas partidas desde que assumiu o cargo técnico. Diante do assunto, o comandante demonstrou sua visão acerca do aproveitamento das “crias da Toca”, indicando que, caso o Vitória deseje se reerguer, o caminho será através da boa utilização de seus garotos.
“Conheço pouco esses jogadores. Estão treinando agora comigo. O Vitória sempre teve uma base muito boa. Não nos falta coragem de colocá-los. Eu estou colocando. Alan Pedro já jogou, Alisson já vinha jogando, Gabriel, Eduardo… Hoje levamos o Djalma no banco. Temos grandes jogadores da base, porque acho que é por aí que a gente tem que formar um time forte para que o Vitória volte à divisão que merece, com esses jogadores que sempre foram um diferencial que o Vitória teve”, pontuou.
Já ostentando diversos momentos mágicos, a tendência é que os jovens criados na Toca do Leão somente aumentem sua importância e contribuição para com o Vitória, já que Fabiano Soares se mostrou um adepto do uso de estrelas da base em seu elenco principal. No duelo diante do Fortaleza, na última quinta-feira, Soares relacionou uma equipe que continha 11 crias do Rubro Negro entre titulares e reservas, sendo eles Lucas Arcanjo, Alisson Santos, Léo Gomes, Gabriel Santiago, Marco Antônio, Eduardo, Carlos, Djalma, Mateus Moraes, Alan Pedro e Ruan Nascimento.
O impacto dos jovens, inclusive, já começa a se demonstrar concreto em alguns aspectos das atuações da equipe. Ainda não sendo capaz de engatar em uma sequência artilheira, a equipe do Vitória foi capaz de marcar 13 gols até o momento; deste total, cinco deles foram marcados por crias da base rubro negras, sendo eles Marco Antônio, Mateus Moraes, Alisson Santos e Eduardo, duas vezes. Desta forma, os garotos já se mostraram capazes de acumular 38% do total de tentos marcados pelo Leão da Barra no ano de 2022, número que só tende a crescer ao longo da disputa da Série C.
Os gols não só simbolizam um auxílio para a equipe no setor ofensivo, mas também representam o poder de decisão que cada um dos jovens citados já foi capaz de demonstrar em campo. O mais recente exemplo é o de Marco Antônio, que, através de uma cabeçada certeira, foi capaz de estabelecer o primeiro triunfo do Vitória na terceira divisão nacional diante do Manaus, resultado que ajudou a equipe a escapar da zona de rebaixamento e quebrar uma sequência de quatro derrotas seguidas.
“Acredito, sim, que a base é o caminho. A base tem dado frutos e vai continuar dando. Eu sou um cria da base e pude dar resultado. Não só eu, mas outros atletas da base também. Com fé em Deus, vamos dar sequência no trabalho e ajudar todo o grupo a conseguir nossos objetivos”, disse o zagueiro após o duelo.
Não só Marco Antônio pôde provar o gostinho de ser decisivo pelo seu clube do coração, mas Eduardo também se mostrou um dos destaques da equipe em ambos os gols que marcou na temporada; na primeira ocasião, auxiliou o Rubro Negro a vencer o Barcelona de Ilhéus, pelo Campeonato Baiano, pelo placar de 1×0, enquanto isso, na segunda, marcou o tento de desempate para o Leão diante do Bahia de Feira, partida que se encerrou com o 2×1 no placar.
Por fim, Mateus Moraes também teve seu momento de glória vestindo o manto rubro negro, em partida válida pela primeira fase da Copa do Brasil. Diante do Castanhal, o zagueiro foi o responsável por marcar o tento do Vitória, gol que fez a partida se encerrar em um empate por 1×1 e, assim, classificou o clube baiano à próxima fase da competição.
AGENDA
Após acumular um resultado frustrante na Copa do Brasil, o Vitória voltará a focar na última competição que lhe resta na temporada. Com isso, volta a poder aproveitar um longo período de preparação, já que seu próximo compromisso será diante do Botafogo-PB, na próxima quarta-feira (18), às 20h30, no Barradão,em partida válida pela sexta rodada da terceira divisão nacional.
Veja mais notícias do Vitória, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Esporte Clube Vitória.