Envolto em um período de reformulação de sua comissão técnica e de perspectivas de mudanças dentro de campo, o Vitória já se encontra focado em seu próximo compromisso pela Série C do Campeonato Brasileiro. Antes de se imergir nos trabalhos de preparação, porém, o Rubro Negro apresentou de forma oficial seu mais novo treinador, João Burse, em uma entrevista coletiva realizada na manha desta terça-feira (21).
Nada feito! Diretor do Vitória desmente negociações por meia-atacante da Série B
Durante seu primeiro contato com a imprensa em seu novo cargo, Burse fez questão de exaltar as categorias de base do Rubro Negro – nas quais já trabalhou -, julgando como essencial a presença de meninos criados na base no elenco principal para que o clube possa sair desta situação delicada em que se encontra. “Tem muitos atletas que, inclusive, já trabalharam comigo na base. Outros que subiram recentemente. Potencial o Vitória sempre teve na base. Tudo que precisamos é treinar, dia a dia. Eles darem essa resposta para a gente. Nosso grande erro é saber momento certo de colocar o atleta [da base para jogar], dar confiança, passar o que a gente pensa de futebol, o que o clube precisa no momento. Estamos aí para dar confiança, conteúdo, independentemente de ser atleta da base. Como seres humanos, precisamos estar motivados e com confiança para executar bem o trabalho”, disse.
Voltando a defender o manto rubro negro dentro de campo, João é um nome conhecido dos adeptos do Vitória por conta de quatro trabalhos conduzidos em anos passados dentro da Toca do Leão. Além de já ter assumido, de forma interina, o cargo de treinador da equipe principal em 2018, o comandante também teve a experiência de treinar as categorias sub-23, sub-20 e sub-17 do clube, neste último sendo campeão da Copa do Brasil em 2015.
O discurso entre em concordância com algumas falas já proferidas por antecessores que ocuparam seu cargo. Recém demitido do comando do Vitória, Fabiano Soares se viu como um grande defensor da utilização de garotos formados na Toca do Leão, proferindo as seguintes palavras: “Temos grandes jogadores da base, porque acho que é por aí que a gente tem que formar um time forte para que o Vitória volte à divisão que merece, com esses jogadores que sempre foram um diferencial que o Vitória teve”.
Outro integrante do elenco principal do Leão da Barra que também já expôs seu apoio em relação à utilização de craques da base no elenco profissional foi o atacante Gabriel Santiago, em entrevista concedida no mês de maio ao portal Globo Esporte. “Acho que nós, naturalmente, temos mais identificação com o clube do que as pessoas que chegaram. Não que as pessoas que chegaram não se dediquem como a gente. Tenho certeza de que eles têm a mesma energia e vontade de ajudar o clube. Mas, para a gente que é da base, é inexplicável a sensação de poder ajudar o clube”, afirmou na época.
AGENDA
Após ter recolhido mais um resultado decepcionante em sua ´´ultima partida, o Vitória passa a apostar nas mudanças realizadas no comando técnico para, assim, esquecer suas atuações passadas e já focar em seu próximo adversário, que será o Altos, no próximo sábado (25), às 19h, no Estádio Municipal Felipe Raulino, em partida válida pela 12ª rodada da Série C do Campeonato Brasileiro.
Veja mais notícias do Vitória, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Esporte Clube Vitória.