Não há uma fórmula de sucesso para jogar a Primeira Divisão do futebol brasileiro, mas o Vitória planeja fazer pelo menos um campeonato tranquilo na temporada 2024. O presidente do Leão, Fábio Mota, já deixou claro que terminar entre os classificados para a Copa Sul-Americana é o objetivo. Em entrevista à TV Bahia, o diretor de futebol Ítalo Rodrigues revelou que Fortaleza e Cuiabá se destacam como exemplos para o Vitória na Série A. Entenda os estudos realizados pelo Leão da Barra:
Vitória de olho! CBF divulga data de início da Copa do Nordeste 2024
“Obviamente, acho que o Fortaleza é o principal deles, sem sombra de dúvida, por ser uma equipe que é do Nordeste, assim como a gente. Clima bem similar, região similar, perfil de torcida similar, e grandeza, time de massa também. Assim como outra equipe, como o Cuiabá, que não tem torcida, perfil diferente de gestão, mas que também se torna um case de sucesso, principalmente porque todos os anos, se não me engano, estão indo para o terceiro ano na Série A, eles não sofreram muito em nenhum momento, isso chama atenção também por não ser um time, com todo respeito, de massa, de camisa, mas que é muito bem gerido pelo Cristiano [Dresch]”, disse Ítalo.
O Fortaleza vai para a sua sexta participação seguida na Série A do Campeonato Brasileiro e se destacou em algumas indo para a Copa Libertadores e Copa Sul-Americana. Este ano, o Tricolor do Pici terminou na décima posição, com 54 pontos. O Cuiabá veio como novato na elite de 2020 e não saiu mais. Em todas as vezes que figurou na competição terminou na segunda página e se manteve no páreo. Em 2023, terminou em 12º, com 51 pontos.
Em busca de atender a competitividade da Série A, Ítalo Rodrigues se atenta a estudos que podem surtir efeito lá na frente. “A gente estudou os últimos cinco anos, as equipes que ascenderam da Série B para a Série A e tiveram continuidade, ou seja, a equipe que subiu e caiu no ano seguinte a gente não estudou. A gente entende que não foi um projeto de sucesso. A gente estudou que subiu e se manteve pelo menos por três anos seguidos e tal”, revelou o profissional.
O Vitória tem monitorado jogadores de clubes recém rebaixados para a Série B, e Ítalo Rodrigues afirmou que isso faz parte de um estudo feito pelo clube. De acordo com Ítalo, essa estratégia tem dado resultado.
“Dentro desse estudo existe vários pontos de similaridade, que são percentual de manutenção do elenco, que subiu da B, muita coisa não posso falar, mas, exemplo, essas oportunidades de atletas que caem, que são de clubes rebaixados, a gente também detectou nesse estudo. A gente verificou que as equipes que subiram, os atletas que eles contrataram de times que tinham caído tiveram rendimento positivo. Todos? Não, porque futebol não é exato. Mas existiram diversos, e óbvio, gente, que futebol não existe uma receita”, acrescentou o diretor de futebol do Vitória
Veja mais notícias do Vitória, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Esporte Clube Vitória.