Vitória e Fortaleza se enfrentaram nesta quarta-feira (20), na Arena Castelão, em partida válida pela terceira fase da Copa do Brasil. Apresentando uma atuação focada no aspecto defensivo, o Leão da Barra não foi capaz de conter o volume de jogo produzido pelo adversário e se viu derrotado pelo placar de 3×0, com gols de Romero (duas vezes) e Moisés. Desta forma, os comandados de Geninho se encaminham para o jogo de volta, em casa, precisando de um placar elástico para continuar sonhando em permanecer no torneio nacional.
Não deu! Vitória encontra dificuldades para conter o Fortaleza e é derrotado no Castelão
MELHORES MOMENTOS
PRIMEIRO TEMPO
Adotando uma postura totalmente defensiva, o Vitória deixou claro, desde o primeiro minuto, a forma como buscaria jogar durante a primeira etapa. Aproveitando a inatividade ofensiva de seu adversário, quem ditou o ritmo do primeiro tempo foram os donos da casa, que logo aos dois minutos já registraram sua primeira finalização, através de um chute de Moisés.
Disposto a marca o quanto antes, o Fortaleza seguiu pressionando o Leão da Barra em seu campo ofensivo, rodeando a área rubro negra em busca de espaços concedidos pela zaga baiana. A solidez dos comandados de Geninho, porém, forçou o Leão do Pici a arriscar de longe e recorrer à bolas na área, formas comio encontrou suas duas finalizações seguintes; Jussa foi o responsável por chutar de fora da área, enquanto Lucas Crispim carimbou o travessão de Arcanjo com uma cabeçada certeira.
Não se intimidando pelas finalizações e pelo volume de jogo apresentado pelo adversário, o Vitória manteve seu plano de “defesa contra ataque”, se postando totalmente em seu campo defensivo. Em sua primeira oportunidade de ataque, aproveitou os espaços deixados pela zaga dos donos da casa para emendar um contra-ataque, liderado por Alisson, com a jogada se encerrando nas mãos do goleiro Max Walef.
Providenciando seu próprio contra-ataque, o Fortaleza foi capaz de inaugurar o placar aos 16′, após uma jogada individual de Lucas Lima, que viu seu chute ser bloqueado, mas com a sobra sendo cabeceada por Romero para o fundo das redes. Sem dar respiro ao adversário e indisposto à permitir qualquer esboço de reação por parte do Vitória, o Fortaleza seguiu buscando finalizações perigosas em direção ao gol defendido por Lucas Arcanjo.
A insistência rendeu mais um tento, também anotado por Romero, aos 27 minutos; após escanteio cobrado na grande área rubro negra, a defesa do Leão da Barra foi incapaz de afastar a bola, sobrando para o argentino emendar um chute que estufou a rede adversária e, assim, ampliar a vantagem para 2×0. Na reta final da etapa, Lucas Arcanjo ainda precisou trabalhar para afastar um cruzamento fechado de Crispim, enquanto Tréllez, na tentativa de registrar mais uma finalização para o Vitória, se viu bloqueado pela zaga.
SEGUNDO TEMPO
Contrariando as expectativas criadas após a realização dos primeiros 45 minutos, quem iniciou a etapa complementar ameaçando a meta adversária foi o Vitória. Logo aos quatro minutos, Jadson foi o responsável por cobrar uma falta precisa, que carimbou o travessão de Max Walef. O lance, porém, se provou um ponto fora da curva em meio à narrativa que vinha sendo construída dentro do Castelão, já que, logo em seguida, o Fortaleza retomou seu volume de jogo ofensivo.
Aos 12′, Felipe foi o responsável por protagonizar a maior chance de perigo até então, quando finalizou de primeira após um passe de Yago Pikachu, mas só pôde observar a bola ser encaixada, tranquilamente, por Lucas Arcanjo. Entretanto, não demoraria muito até o Leão do Pici encontrar seu terceiro gol, que foi registrado aos 26 minutos; após uma boa trama, Romarinho foi capaz de encontrar a cabeça de Moisés na grande área, que só teve o trabalho de empurrar a redonda para o fundo da rede.
O roteiro da partida não se alterou mesmo com o terceiro tento anotado pelos donos da casa. Diminuindo o ritmo, mas ainda se mantendo no ataque, o Fortaleza ainda exigiu do goleiro rubro negro algumas defesas, porém nenhuma de grande dificuldade, enquanto o Vitória seguiu incapaz de se aproximar da grande área defendida por Walef, fator que consolidou a derrota do Leão da Barra pelo placar de 3×0.
FICHA TÉCNICA
Fortaleza 3 x 0 Vitória
Estádio: Arena Castelão, Fortaleza, Ceará
Gols: Romero (FOR – 16′ e 27’/1T), Moisés (FOR – 26’/1T)
Fortaleza: Max Walef, Ceballos, Benevenuto, Titi, Matheus Jussa (Zé Welison), Felipe (Hércules), Yago Pikachu (Ronald), Lucas Crispim, Lucas Lima (Romarinho), Moisés e Romero (Renato Kayzer).
Vitória: Lucas Arcanjo, Rafael Ribeiro, Ewerton Páscoa, Mateus Moraes, Dani Bolt (Alemão), João Pedro, Iury, Jadson (Eduardo), Léo Gomes (Dinei), Alisson Santos (Roberto) e Tréllez (Jefferson Renan).
Veja mais notícias do Vitória, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Esporte Clube Vitória.