G8 ou Z4? UFMG calcula chances do Vitória alcançar a classificação ou ser rebaixado na Série C; confira os números

Vitória Sánchez lamentando
Foto: Pietro Carpi / EC Vitória

Imerso em um período de reformulação de sua comissão técnica e de perspectivas de mudanças dentro de campo, o Vitória já se encontra focado em seu próximo compromisso pela Série C do Campeonato Brasileiro. Em meio a esse processo, o clube se viu como alvo de uma pesquisa conduzida por uma universidade mineira, que calculou a probabilidade de rebaixamento ou de classificação no G8 do Rubro Negro na terceira divisão, números que ajudaram a torcida do Leão a enxergarem o panorama em que o clube se encontra.

Tá fora! Meio-campista do Vitória sofre lesão e pode desfalcar equipe por 2 ou 3 meses

Requisitado e publicado pelo portal Globo Esporte, o estudo foi conduzido pelo Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que analisou os números e pontos já conquistados pelo clube em rodadas passadas pelo Vitória para, assim, apresentar as probabilidades de resultados que acumulará em seus compromissos finais pela competição. O resultado, que expõe tanto as chances do Rubro Negro de se classificar para a próxima fase do torneio quanto de ser rebaixado à Série D, pode se mostrar preocupante para os adeptos do Leão.

A pesquisa concluiu que o Vitória acumula apenas 2,6% de chances de se posicionar entre os oito melhores clubes da divisão para, assim, conseguir a classificação para a segunda fase da Série C; no momento, os comandados de João Burse se encontram a oito posições e seis pontos do oitavo colocado, Ypiranga. Enquanto isso, a probabilidade do Rubro Negro ser rebaixado à quarta divisão do futebol nacional é de 51,6%, já que se encontra igualado no número de pontos ao 17º colocado, somente à frente no saldo de gols.

Jogador Vitória lamentando
Foto: Reprodução/DAZN

Além de apresentar estatísticas preocupantes aos torcedores rubro negros, os integrantes da pesquisa ainda fizeram questão de traçar os possíveis caminhos que o Vitória pode percorrer para atingir seus dois objetivos na divisão. Para não se ver rebaixado para uma divisão inferior pelo segundo ano seguido, a universidade estipula que a meta de 22 pontos seja o “porto seguro” da equipe; para isso, o clube da capital baiana precisará, pelo menos, vencer em três ocasiões e empatar pelo menos uma vez em meio à próxima sequência de sete jogos.

Enquanto projeta o alívio em relação à zona de rebaixamento, o Rubro Negro também pode considerar uma emenda de resultados para que, possivelmente, alcance o tão sonhado lugar entre os oito melhores clubes da divisão. Para isso, o Departamento de Matemática estipulou a meta de 28 pontos nos oito duelos restantes do calendário baiano, exigindo dos comandados de João Burse quatro vitórias e dois empates no futuro próximo.

AGENDA

Imerso em uma má fase de quatro jogos seguidos sem vitória, o Vitória pretenderá contar com a força de sua torcida para reverter seu quadro na Série C do Campeonato Brasileiro no próximo sábado (2), às 19h, quando enfrentará o Figueirense, em pleno Barradão, em partida válida pela 13ª rodada da competição.