História que virou livro: Relembre o acesso do Vitória à Série B, uma reviravolta que completou um ano

Foto: Talita Gouvea / EC Vitória

A ótima campanha do Vitória na Série B do Campeonato Brasileiro não seria possível sem a reviravolta que ocorreu na última temporada, quando o Leão da Barra lutou para se livrar da Terceira Divisão. O caminho até a Segundona foi árduo, a equipe baiana chegou a se aproximar mais da quarta divisão do que do acesso à Série B.

Os matemáticos indicaram que o Rubro-Negro tinha apenas 2% de chance acesso e a maioria desacreditou que o grupo iria dar a volta por cima. Bastou uma troca na comissão técnica que o Vitória retomou a esperança da torcida, João Burse chegou, proporcionou uma reviravolta rumo à Série B que completou um ano no último domingo (24) e virou livro: “A mão de Deus”. A obra foi lançada pelo próprio ex-técnico do Leão no fim de 2022.

Torcida de olho! Vitória anuncia fase de votação do projeto “Pele do Leão” e compartilha informações sobre a venda das camisas

A trajetória do Vitória na Série C de 2022 começou com três derrotas seguidas, uma para o Remo, uma para o Floresta e outra para o Ypiranga. Logo em seguida, a equipe rubro-negra conseguiu sua primeira vitória na competição diante do Manaus. No entanto, o Vitória voltou a perder em partida contra o Botafogo-PB. Já na sétima rodada da Terceirona, o Leão levou a melhor diante do Confiança e venceu por 3 a 0. Engatou uma segunda vitória seguida ao ganhar do Campinense, mas decepcionou a torcida na derrota por 2 a 1 para o Volta Redonda em pleno Barradão.

Já na 11ª rodada, saiu derrotado mais uma vez em casa, dessa vez contra o Botafogo-SP. Em contrapartida, na 12ª rodada, começa a era de João Burse no Vitória. O treinador estreou com empate contra o Altos, mas logo em seguida venceu três partidas seguidas, contra o Figueirense, São José e Paysandu. O time ganhou motivação para conseguir uma reviravolta histórica e conquistar uma vaga na Série B de 2023. Mais uma sequência de três vitórias seguidas surgiu, contra o Mirassol, Brasil de Pelotas e Paysandu.

Já com a Série C se aproximando do fim, João Burse amargou uma goleada por 5 a 1 diante do Figueirense, mas o resultado não abateu o time rumo ao objetivo principal, o acesso. Três rodadas depois, o Leão ganhou o Figueirense em casa pelo placar de 1 a 0 e ficou bem perto do acesso, que enfim foi alcançado em empate por 1 a 1 contra o Paysandu.

Foto: Pietro Carpi / EC Vitória

Agora, o Vitória é o único time que subiu da Série C para a B que está dentro do G-4 da Segundona. Por sinal, é o líder no momento, com dois pontos de vantagem.