Após sofrer um revés acachapante na Copa do Brasil neste meio de semana, o Vitória retoma o foco em sua campanha pela Série C do Campeonato Brasileiro. Diante de diversas mudanças, incluindo em seu comando técnico, o Rubro Negro busca retornar ao caminho dos triunfos diante do Ypiranga-RS, fora de casa, no próximo domingo (24), às 18h, em um confronto que marcará o primeiro encontro entre ambos em competições nacionais oficiais.
Se pronunciou! Ex-Vitória comenta sobre conversas com o clube para seu retorno como técnico
Carregando sua importância para o Vitória em várias frentes, o duelo deste final de semana marcará o primeiro embate entre ambas as equipes por uma competição nacional. Este feito só será possível por uma combinação de fatores e momentos que ambos vivem, sendo uma sequência positiva para o lado dos gaúchos, e negativa para os baianos.
Somente parte do circuito regional até 1995, o Ypiranga foi capaz de estrear na Série C do Campeonato Brasileiro daquele ano acumulando uma temporada irregular em uma divisão atolada de equipes de todo o Brasil, conseguindo somente a 55ª colocação no torneio. Desde a década de 2010, porém, o Canarinho pôde aproveitar uma evolução drástica em seu status nacional, retornando à Série D em 2015 e, logo em seguida, garantindo o acesso à Série C, onde permanece até hoje.
Atualmente, o clube gaúcho vive um dos melhores momentos de sua história; após, por pouco, não conseguir o acesso à Série B no ano de 2021, o Ypiranga protagonizou uma campanha excelente no Campeonato Gaúcho de 2022, ficando na primeira posição na fase de grupos e sagrando-se vice-campeão do estadual, perdendo para o Grêmio na final. Apesar de ter acumulado um início que pode ser considerado ruim na Série C deste ano, vive um momento positivo principalmente dentro de casa, no Estádio Olímpico Colosso da Lagoa, onde só perdeu em três oportunidades como mandante na temporada.
Desta forma, o retrospecto positivo do Canarinho vai totalmente de encontro com o momento ruim vivido pelo Vitória nesta temporada. Após uma campanha decepcionante na Série B de 2021, o Rubro Negro retornou à Série C pela primeira vez – e segunda em toda sua história – desde 2006, rebaixamento que possibilitou o encontro inédito entre ambas as equipes. Com uma campanha também abaixo do esperado no Campeonato Baiano (torneio pelo qual não se classificou para a fase de mata-mata), o Leão da Barra não iniciou a caminhada rumo ao acesso à segunda divisão de forma satisfatória, registrando duas derrotas seguidas.
AGENDA
Decepcionado com sua atuação e o resultado herdado na Copa do Brasil, o Vitória volta a direcionar suas atenções à disputa da Série C do Campeonato Brasileiro, torneio pelo qual enfrentará o Ypiranga-RS, no próximo domingo (24), às 18h, no Estádio Olímpico Colosso da Lagoa, em partida válida pela terceira rodada.
Veja mais notícias do Vitória, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Esporte Clube Vitória.