Já tendo acumulado somente 2,6% de chance de chegar ao G8, confira uma retrospectiva da 1ª fase do Vitória na Série C

Foto: Pietro Carpi / EC Vitória

Vitória e Brasil de Pelotas se enfrentaram no último sábado (13), no Barradão, em partida válida pela última rodada da primeira fase da Série C do Campeonato Brasileiro. Apresentando uma atuação heroica e produtiva no setor ofensivo, o Rubro Negro foi capaz de despachar seu adversário gaúcho pelo placar de 3×1, com gols de Marco Antônio (x2), Rafinha e Karl. A vitória no final de semana coroou uma arrancada que viu o Leão da Barra superar uma chance de somente 2,6% de alcançar uma colocação no G8, potencializada pela mudança de comandam técnico na equipe. Confira uma retrospectiva da primeira fase do Vitória na Série C.

Soberano! Vitória quebra recorde e domina ranking com quatro melhores públicos da Série C; confira os números

Concretizando a classificação na última rodada da primeira fase da terceira divisão diante de circunstâncias heroicas, se posicionar em meio aos oito melhores clubes da divisão aparentava ser uma missão impossível após o início delicado de competição que o Vitória concretizou. Tendo sido derrotado nas primeiras três rodadas da competição, o Rubro Negro não foi capaz de firmar uma base consistente de resultados até a 11ª rodada, quando – já tendo passado por duas trocas de treinador – ostentava somente 2,6% de chances de classificação à próxima fase e 51,6% de chance de ser rebaixado, de acordo com o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Após o apontamento de João Burse como o mais novo treinador da equipe, porém, os ares que circundavam o Leão da Barra passaram de pessimistas para esperançosos, já que a equipe protagonizou uma mudança de postura evidente, assim lutando contra a matemática para conquistar a tão sonhada classificação. Desde a publicação de tal porcentagem, Burse foi capaz de liderar o Vitória em uma sequência invicta de oito jogos, culminando em cinco vitorias e três empates, resultados que foram, aos poucos, diminuindo a distância do Rubro Negro ao grupo de elite da divisão. Confira a progressão do Vitória durante as rodadas abaixo:

12ª rodada – Altos 1 x 1 Vitória – Distância para o oitavo colocado: 6 pontos

13ª rodada – Vitória 2 x 0 Figueirense – Distância para o oitavo colocado: 4 pontos

14ª rodada – São José-RS 1 x 2 Vitória – Distância para o oitavo colocado: 2 pontos

15ª rodada – Vitória 1 x 0 Paysandu – Distância para o oitavo colocado: 1 ponto

16ª rodada – Ferroviário 0 x 0 Vitória – Distância para o oitavo colocado: 1 ponto

17ª rodada – Vitória 2 x 2 ABC – Distância para o oitavo colocado: 2 pontos

18ª rodada – Mirassol 1 x 2 Vitória – Distância para o oitavo colocado: saldo de gols pró

19ª rodada – Vitória 3 x 1 Brasil-RS – Fim da primeira fase: 7º colocado