Lucas Arcanjo brilha e gol de Marco Antônio garante primeiro triunfo do Vitória na Série C

Vitória Manaus
Foto: Reprodução/DAZN

Vitória e Manaus se enfrentaram neste sábado (30), no Barradão, em partida válida pela quarta rodada da Série C do Campeonato Brasileiro. Apresentando uma atuação criativa e sólida no sistema defensivo, o Rubro Negro foi capaz de conter os perigos oferecidos pelo adversário e, assim, conquistar um triunfo pelo placar magro de 1×0, com gol de Marco Antônio. O resultado, além de ter representado os primeiros pontos conquistados pelo Leão na terceira divisão nacional, também foi o suficiente para fazer com que a equipe fuja da zona de rebaixamento – ao menos momentaneamente – e se estabeleça na 15ª colocação.

Resumão da semana do Vitória: apresentação de técnico, derrota na Série C e rescisão de contrato polêmica

PRIMEIRO TEMPO

Vitória e Manaus protagonizaram uma primeira etapa pouco inspirada, com ambas as equipes adotando um estilo de jogo cadenciado, algo que restringiu os espectadores da partida a observarem poucas finalizações. A primeira grande chance da partida surgiu aos 25′, quando Branquinho foi capaz de desarmar Sánchez e, dentro da área, exigiu de Lucas Arcanjo uma boa defesa.

O goleiro rubro negro logo precisou trabalhar de novo, dessa vez aos 28′; quando Branquinho mais uma vez se viu portador da bola, o jogador cortou para seu pé esquerdo e disparou de forma colocada no ângulo da meta dos donos da casa, finalização que só foi impedida por mais uma boa defesa de Arcanjo. Enquanto se viu pressionado pelo adversário, o Vitória buscou povoar seu campo ofensivo principalmente pelo lado direito, onde Iury pôde produzir alguns avanços, porém nenhum oferecendo um perigo substancial ao Gavião do Norte.

A melhor chance do Leão da Barra surgiu somente aos 34 minutos, através de uma finalização do estreante da noite, o lateral-esquerdo Sánchez. Chamando a responsabilidade ao assumir a batida de uma bola parada, o atleta viu seu chute desviar na barreira e passar rente ao gol defendido pelo goleiro Matheus. Antes do apito final do árbitro, os visitantes ainda foram capazes de fazer Lucas Arcanjo trabalhar mais uma vez, quando Hélio foi acionado por Branquinho – nome do jogo até então – e finalizou em direção à meta rubro negra.

Vitória Manaus
Foto: Reprodução/DAZN

SEGUNDO TEMPO

Indisposto a manter o ritmo apresentado durante os 45 minuetos iniciais, o Vitória retornou ao gramado disposto a pressionar seu adversário. Encurtando os espaços e cortando passes, o Rubro Negro foi capaz de administrar a bola e manter sua posse para, assim, construir mais jogadas de perigo. Aos nove minutos, Gabriel Santiago foi capaz de limpar a marcação, mas na hora de finalizar foi bloqueado pelos defensores rivais.

Logo em seguida, no que havia se mostrado a melhor chegada dos donos da casa até então, Guilherme Queiroz se viu frente a frente com o goleiro ao penetrar na área do Manaus, e, ao bater em cima de Matheus, prontamente forneceu um cruzamento rasteiro à Gabriel Santiago; apesar de se encontrar livre demarcação e com o gol sema presença do arqueiro, Santiago acertou os zagueiros que se postaram na linha da meta e, assim, viu a redonda ser afastada.

A frustração rapidamente deu lugar à alegria, já que, aos 17′, O Leão da Barra foi capaz de inaugurar o placar da noite. Após cobrança de escanteio, Marco Antônio subiu mais do que todo mundo e aproveitou uma furada do goleiro Matheus para cabecear em direção à meta, marcando o tento. A vantagem aparentou causar uma revolução na postura dos comandados de Fabiano Soares, que incorporaram a calma e paciência ao administrarem o duelo a partir do gol, assim conseguindo ditar o ritmo da partida. O Rubro Negro até mesmo viu mais uma de suas bolas adentrarem o gol adversário, através dos pés de Tréllez, mas o tento foi rapidamente anulado pelo árbitro.

Mesmo controlando melhor as ações de seu adversário, os donos da casa ainda foram alvos de algumas chances de perigo construídas pelo Gavião do Norte. Aos 38′, Lucas Arcanjo voltou a ser acionado após um forte chute de Renanzinho, consolidando ainda mais seu nomes como um dos melhores da partida. Apesar de ser alvo de uma pequena pressão do Manaus no final da partida, o Vitória foi capaz de se manter firme na defesa e, assim, consolidar o triunfo por 1×0, conquistando seus primeiros pontos na competição.

FICHA TÉCNICA

Vitória 1 x 0 Manaus

Estádio: Barradão, Salvador, Bahia

Gol: Marco Antônio (VIT – 17’/2T)

Vitória: Lucas Arcanjo, Iury, Alan Santos (Mateus Moraes), Marco Antônio, Sánchez, João Pedro, Gabriel Santiago, Léo Gomes (Dionísio), Jefferson Renan (Tréllez), Alisson Santos e Guilherme Queiroz.

Manaus: Matheus Inácio, Weriton, Claudinho, Paulo Sérgio, Renan, João Denoni, Felipe Baiano (Thiaguinho), Gilson, Roney (Marco Antônio), Branquinho (Renanzinho) e Hélio Paraíba.

Cartões amarelos: Hélio Paraíba (MAN), Fabiano Soares (VIT), Weriton (MAN)

MELHORES MOMENTOS

https://www.youtube.com/watch?v=VfBmx5uixD4