Como foi dito na Coluna da terça-feira, pelo meu amigo Nadson, precisamos estar de olho sim na arbitragem, que inclusive nessa rodada, se mostrou péssima tanto no jogo do Vitória quanto no jogo do Sport contra a Ponte Preta. A CBF deve sim qualificar o seu quadro de arbitragem e implicar punições mais severas aos árbitros que possuem decisões, no mínimo, tendenciosas. Mas nem só de erros da arbitragem foi marcado o jogo contra o Criciúma. O Vitória também falhou, e nesse momento, não é hora de brincar com fogo, para não se queimar.
Definido! Vitória conhece a arbitragem que comandará o duelo contra o Guarani
Chegamos em um momento do campeonato onde qualquer adversário vira adversário forte, porque simplesmente todo mundo está consciente de que pode subir ou descer na tabela por qualquer deslize mínimo! Qualquer adversário da Zona de rebaixamento, está tomando postura de time de G4, para se livrar do seu martírio de descenso, e qualquer time fora do G4, faz campanha de campeão, para obter uma vaga na série A ! Dentro desta situação, estamos acompanhando times como Atlético Goianiense e Mirassol, que vem engolindo os adversários a cada rodada, e já colaram no grupo de acesso. A própria queda de rendimento do Sport, mostra que o “fogo no parquinho” da série B, está só começando.
Salientamos que, não foi uma Série B nivelado por cima. Fato! Mas o nível de competitividade está batendo até o da Série A, e dentro de toda essa conjuntura, o Vitória precisa parar de se apegar ao fato de ser líder, e jogar como se nem estivesse no G4, pois o que mais tenho visto é gente “contando com os ovos ainda dentro da galinha”, isto é, contando com um acesso e um título que ainda não vieram, e precisam ser confirmados.
A parte, toda euforia da torcida, o time precisa entender que o seu sentimento deve ser de frieza nesse momento, e saber responder de forma rápida ao revés de domingo. Ganhar do Guarani significa mais do que só uma festa, mas significa a solidificação de um acesso virtual.
Aliás, ultimamente eu venho desenvolvendo uma “teoria dos três acessos”, que consiste no “acesso projetado”, cujo o qual o Vitória já tem, e isso se mostra pelas pesquisas de probabilidade com mais de 90%. O “acesso virtual”, que é aquele cujo o time mesmo sem a definição completa, já se vê na série A, e é esse que o Vitória pode conquistar ganhando do Guaraní. E por último e o mais importante, o “acesso matemático”, que é a formalização desta subida! A mesma teoria vale para o título, mas acho que este deve ser um assunto para depois do acesso.
Outra crítica aqui, vai ao professor Condé. Por favor, professor, se o senhor observa que determinada peça não está desenvolvendo bom futebol em campo, não tarde a substitui-la, pois foi isso que aconteceu em Santa Catarina. Reaja! E busque virar jogos se possível, pois o Vitória vem tendo uma desagradável característica de não conseguir virar jogos cujo os quais começa perdendo, e eu espero que nesse próximo jogo, ele comece e termine ganhando com placar em folga!
Assim, eu me despeço de mais uma coluna, lembrando que o próximo compromisso do Leão é domingo, 15/10 às 18h, contra o Guaraní no Barradão, e aproveitando, parabenizo essa torcida fabulosa, que já colocou uma média de quase 19.000 torcedores até ontem, e deve colocar mais ainda nesta sexta-feira. SRN e um bom fim de semana!
Texto escrito por: Isaac Alves.
Veja mais notícias do Vitória, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Esporte Clube Vitória.