Nesta semana, uma fala, em minha opinião infeliz, do apresentador corintiano Neto, do programa “Os Donos da Bola”, da Band São Paulo, chamou a atenção e gerou um mal estar entre o presidente do rubro-negro Fábio Mota, a CBF e canais de imprensa. Segundo o apresentador e ex-jogador do Corinthians, a CBF teria “favorecido” o Vitória com um adiantamento de 4 milhões na reta final da série B, após um pedido de Fábio Mota, mandatário do Clube. A fala, inclusive, em um tom altamente acusatório.
BA-VI vindo ai! Vitória conhece tabela da primeira fase do Baianão 2024; veja os confrontos
Procurado pelas mídias esportivas, Fábio Mota explicou que houve o pedido, e que o valor que seria adiantado sairia do montante ao qual o Leão tem direito em 2024, isto é, 7 milhões já garantidos pela classificação direta a terceira fase da copa do Brasil, 80 milhões de cota de TV do Brasileirão e 6 a 7 milhões da Copa do Nordeste. Outros 3 clubes tmb pediram adiantamento de valores, foram eles: Atlético GO, Juventude e Sport, sendo que este último sequer se classificou para a Série A.
Com tudo isso, o que quero dizer é: querem tumultuar o ambiente do Vitória a qualquer custo. Primeiro, ao diminuírem a importância e o valor da estrela que devemos colocar em nossas camisas, e segundo agora, com a fala infeliz de um apresentador que já se mostrou parcial em seu trabalho como jornalista, e já foi motivo de inúmeras piadas por comentários descabidos em rede nacional.
Neto se baseou em um artigo da CBF que torna “proibida” a prática de adiantamento de valores dos clubes, para que não haja “desnível” de orçamento entre os clubes. Porém, como já sabemos, é um proibido muito permitido, visto que é tradição em todos os anos, clubes grandes terem aderido ao adiantamento para o pagamento de compromissos. O próprio rival do Vitória já se beneficiou desta estratégia financeira em 2021, quando antecipou entre 1 ou 2 milhões de sua cota de 2022.
A grande questão é, a paz e organização de um clube, principalmente do nordeste, tem custado caro para a imprensa do eixo, e infelizmente a fala de Neto é apenas uma amostra no que muitos querem tornar o ambiente do Vitória. O que outrora foi problemas, guerras internas e revolta da torcida, da lugar a tranquilidade e a alegria de um título nacional inédito do Vitória. Quanto aos críticos, indico que vistam a capa do jornalismo coerente e sem sensacionalismos, pelo bem do futebol. Saudações rubro-negras e um final de semana colossal para todos.
Autor: Isaac Alves
Veja mais notícias do Vitória, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Esporte Clube Vitória.