Opinião: antes de subir, vamos deixar um presente para um amigo especial

Foto: Victor Ferreira

Quando estamos na luta pelo título, a gente quer que o campeonato acabe rápido, quer que a peleja passe logo, para poder saborear a conquista, mas quando vemos que o campeonato está se encerrando e já cumprimos nossa meta, o que resta é a paz seguida de uma saudade absurda de ver o Manoel Barradas em festa e a torcida vibrante.

Só que, antes de ir embora, precisamos deixar um presente para alguém que nós fez um bem gigante em 2017. A nossa querida Chapecoense. Não sei se por vontade própria, ou por circunstâncias de resultado, mas as torcidas do Vitória e da Chapecoense, bem como os clubes entre si, criaram uma relação especial após o feito do dia 03/12/2017.

Osvaldo reage a brincadeira de volante do Vitória e entra na onda: “Pô, quer derrubar nosso treinador?”

Naquele dia, o Vitória começou em festa com gol de Carlos Eduardo, abrindo o placar contra o Flamengo, e fugindo da zona de degola. Só que no segundo tempo, o time se enrolou, e no último minuto, um pênalti para a equipe carioca e o consequente gol de Diego Ribas, levou o Vitória por alguns segundos para a série B do ano seguinte. Foi quando, em Chapecó, Túlio de Melo, desempatou a partida entre Chapecoense e Coritiba, e mandou a equipe paranaense em nosso lugar para a série B. Mais tarde o Vitória cairia, pela incompetência de gestores gananciosos. Mas a Chape já tinha nos ajudado.

Hoje, 6 anos depois, vivemos a maior glória de nossas vidas como rubro-negros e festejamos um título. Batemos nosso recorde de pontos vencendo o Sport, e já não nos falta nada. Já a Chapecoense, está com um pé na Série C depois de suscetíveis gestões incompetentes. Logo, na minha visão como cronista, chegou a hora de o Vitória ajudar sim a Chapecoense!

Não é sobre “entregar de graça” o jogo, mas reduzir totalmente a potência com que para cima de qualquer outro time desse campeonato. No 1° turno foi necessário vencermos em nossos domínios, e vencemos. Mas hoje, olhando pelo espectro da boa amizade que desenvolvemos com os Catarinenses de verde, eu não vejo razão para fazermos tanta questão desses 3 pontos.

De qualquer forma, o futebol deve ser jogado. O Vitória tem direito sim, de dar aquela folguinha aos seus titulares, e mandar os reservas a campo. Não pedimos diretamente que o Vitória perca, entregue, mas sim, que facilite a vida do próximo adversário. É a forma que o leão tem de sair dessa série B, mais do que como campeão, mas como herói. Vamos com tudo para a série A Leão, e força Chape, ainda dá para reverter esse quadro. Sou grato pelo 2023 honroso, e que na próxima edição da Série A, possamos brilhar e chamar a atenção do Brasil! SRN e um excelente final de semana.