Que confusão! Presidente do Vitória aponta ‘brecha’ em regulamento do Baianão e FBF rebate: “Não comentaremos”

Troféu Baianão Vitória
Foto: Divulgação / FBF

Vitória e Barcelona de Ilhéus se enfrentaram neste domingo (26), em jogo válido pela última rodada do Campeonato Baiano, às 16h, em pleno Barradão. Apesar da necessidade de vencer a partida e contar com a combinação de outro resultado para garantir uma vaga na próxima fase do Campeonato Baiano, o Rubro Negro só foi capaz de empatar sem gols e, assim, ser eliminado do torneio estadual. Em meio às reações do duelo, o presidente Fábio Mota se envolveu em um imbróglio com a Federação Baiana de Futebol (FBF) ao apontar uma aparente “brecha” no regulamento do Baianão, a qual foi rebatida pela federação.

Outro reforço?! Presidente do Vitória revela interesse do Leão em zagueiro ex-Bahia; confira detalhes

“Não está fora da Copa do Brasil. Não está. O regulamento é claro. Os dois primeiros estão na Copa do Brasil. A terceira vaga não está definida, pode ser um torneio interno. Não vamos colocar o carro na frente dos bois. Lá na frente a gente discute sobre isso. Não é assim. O regulamento [do Baiano] é de antes da decisão da CBF [de mudar as regras de classificação para a Copa do Brasil]. O que está definido pela resolução da CBF é que duas vagas são definidas para primeiro e segundo lugar. Isso é a resolução que saiu depois do regulamento. Eu não sei qual vai ser o critério. Mas a resolução da CBF, que é depois do regulamento e é a maior entidade do futebol brasileiro, diz que duas vagas são definidas para o primeiro e segundo lugar dos campeonatos regionais. No caso da Bahia, são três vagas. Então vai se definir isso ainda”, disse o mandatário em entrevista à Rádio Itapoan FM, ainda no último domingo (26).

Em resposta ao portal Globo Esporte, a FBF se recusou a comentar a fala do presidente do Vitória, reiterando que a disposição de vagas do Campeonato Baiano para a Copa do Brasil de 2024 se apresenta de forma clara no regulamento da competição, o qual não foi contestado por nenhum mandatário antes de ser aprovado. De acordo com o que está previsto no regulamento, as três melhores equipes do Baianão serão recompensadas com as três vagas do estado na principal copa do território nacional da temporada que vem.

AGENDA

Imerso em um momento ruim na temporada e de seca de vitórias, o Vitória precisará superar suas oscilações dentro de campo rapidamente, já que estreará na Copa do Brasil de 2023 na próxima quarta-feira (1), às 15h30, diante do Nova Iguaçu, em pleno Estádio Jânio Moraes.