Sequência após Data Fifa será decisiva para o Vitória no Brasileirão

A luta do Vitória para escapar do rebaixamento no Brasileirão continua a todo vapor. Nos primeiros nove jogos do returno, o Leão anotou 13 pontos, praticamente igualando a pontuação do primeiro turno. E a sequência de partidas após a Data Fifa será decisiva para o clube se consolidar na tabela.

Foto: Victor Ferreira / ECV

Serão cinco duelos seguidos contra adversários que estão na parte de baixo da tabela:  Red Bull Bragantino, Fluminense, Athletico-PR, Corinthians e Criciúma. Destes, apenas os dois times do sul jogarão em casa; os demais visitam Salvador.

É uma chance valiosa para somar pontos e salvar a própria pele, ao mesmo tempo que complica ou afunda ainda mais os rivais no Z4. Vencer os confrontos diretos aumenta significativamente as chances de permanência na Série A, assim como já aconteceu após a vitória sobre o Juventude.

Será também uma chance para o time mudar o cenário nos sites de apostas esportivas. Nas odds da KTO, por exemplo, apenas o Cuiabá paga menos do que o Vitória caso seja rebaixado, enquanto o Atlético-GO já não aparece mais entre as opções. Isto apesar das probabilidades matemáticas indicarem chances similares para Corinthians, Fluminense e Leão caírem.

Foto: Victor Ferreira / ECV

Os duelos contra o Tricolor e o Timão ganham destaque, pelo tamanho dos times no cenário nacional e por serem os mais próximos do Vitória nas imediações do Z4. Mas outros dois confrontos valem a atenção do torcedor rubro-negro.

O primeiro é logo a partida contra o Bragantino, que inicia esta sequência. O Massa Bruta tem apenas uma vitória fora de casa no Brasileirão, em circunstâncias extraordinárias: foi o duelo contra o Grêmio, no Couto Pereira, na retomada do campeonato após a paralisação devido às enchentes no Rio Grande do Sul.

Nas outras 14 partidas como visitante, o Bragantino anotou seis empates e oito derrotas. Mesmo sendo o melhor colocado entre os cinco que enfrentarão o Vitória após a Data Fifa, é uma grande oportunidade para o Leão garantir três pontos dentro de casa.

Foto: Victor Ferreira / ECV

Outro confronto para ficar de olho é a visita ao Athletico-PR, marcado para a rodada 32. O Furacão terminou a rodada 28 como o terceiro pior mandante do Brasileirão, com 15 pontos conquistados em 12 partidas. Sem a mesma força na Arena da Baixada, o time tem despencado na tabela.