Sincerão! Fábio Mota escancara situação financeira do Vitória e relata dificuldade em pagar dívidas

Barradão Vitória
Foto: Álvaro Lemos

Imerso em um projeto de revitalização de sua comissão técnica tendo em vista a reta final da Série C do Campeonato Brasileiro, o Vitória também vem sendo alvo de algumas questões em seus bastidores. Na manhã desta quarta-feira (6), os mandatários do Rubro Negro foram responsáveis por organizarem uma coletiva de imprensa em que apresentaram uma série de novidades para o Leão da Barra, além de discutirem a situação financeira do clube perante a perspectiva de punições da Fifa em um futuro próximo.

Complicou! Presidente do Vitória revela que clube poderá ser alvo de nova punição da Fifa

Envolto em uma situação financeira longe de favorável, o Vitória vem se mantendo em uma situação delicada para ser capaz de manter as contas do clube em dia. Embasando esta afirmação e detalhando a mentalidade por trás dos pagamentos efetuados pelo clube, o presidente do Rubro Negro, Fábio Mota, proferiu declarações sinceras acerca da incapacidade do Leão em balancear o pagamento de contas e o acerto de dívidas acumuladas em gestões passadas.

“Não é fácil, porque envolve grana. E, neste momento, você tem que privilegiar o dia a dia do clube. Pagar salário de jogadores, funcionários, o custeio do clube, que, graças a Deus, está em dia e está funcionando. Se você for tirar o dinheiro dos patrocinadores para pagar essa dívida neste momento, você vai interferir no dia a dia do clube. Você não pode fazer. É uma coisa para ser pensada para a frente”, disse.

Fábio Mota Vitória
Foto: German Maldonado/TV Bahia

A avaliação do mandatário surgiu após o mesmo revelar a possibilidade do Rubro Negro ser, mais uma vez, alvo de uma punição imposta pela Fifa. O mais novo débito a ser punido pelo instituição reguladora do futebol mundial estaria relacionada à negociação que trouxe Jordy Caicedo ao Barradão, na temporada de 2019. Durante a entrevista coletiva, o mandatário revelou que o clube não foi capaz de pagar as dívidas para o Universidad Católica, do Chile, reconhecendo a possibilidade do Rubro Negro sofrer sanções já na próxima janela de transferências.

“A punição do Universad Católica, pelo fato que o Vitória não ter pagado ao clube o passe do Jordy Caicedo. Nós conseguimos resolver a do jogador, parcelamos o débito com o jogador. Evitamos essa. Mas a outra a gente não conseguiu evitar, porque a gente não tem o numerário que está sendo cobrado pelo clube. Isso é uma coisa que a gente está pensando em como vai buscar o recurso. E é um problema a partir da próxima janela, que vai precisar ser resolvido”, revelou.

Jordy Caicedo foi trazido à capital baiana na temporada de 2019, vindo diretamente do El Nacional, do Equador, acumulando 20 partidas em seu primeiro ano vestindo o manto do Vitória e marcando seis gols. Em sua segunda temporada, se tornou uma peça ainda mais constante no elenco titular, atuando em 24 ocasiões, mas diminuindo seu número de gols para somente três. Em 2021, foi negociado com o CSKA Sofia, onde segue sua carreira até hoje.

AGENDA

Após quebrar um extenso jejum sem vitórias que já durava mais de um mês, o Vitória se vê embalado para seu próximo compromisso pela Série C do Campeonato Brasileiro, competição pela qual enfrentará o São José-RS, no Estádio Francisco Novelletto Neto, no próximo domingo (10), às 17h, em duelo válido pela 14ª rodada da terceira divisão.