Nos últimos dias, surgiu nas redes sociais o rumor de que a partida entre Sport e Vitória, válida pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro, poderia ser transferida para Aracaju (SE). A informação, porém, não procede.
De acordo com os regulamentos da Série A e do Regulamento Geral de Competições (RGC) da CBF, a mudança é inviável por regra. O Artigo 23 do regulamento específico da Série A determina que o mando de campo deve ocorrer dentro da jurisdição da federação à qual o clube mandante pertence.

Ou seja, o Sport só pode mandar jogos em Pernambuco. A exceção só existe em casos de decisão judicial ou impedimento de órgãos públicos por questões de segurança — o que não se aplica ao confronto contra o Vitória.
Já o RGC da CBF é ainda mais restritivo. O Artigo 24 estabelece que qualquer alteração de mando precisa de aprovação da entidade e não pode gerar prejuízo técnico, esportivo ou financeiro.
Além disso, o parágrafo 5º do mesmo artigo proíbe a transferência para outro estado nas cinco últimas partidas com mando do clube na competição.

Como Sport x Vitória acontece na 35ª rodada, dentro dessa reta final, a mudança é impossível. Outro ponto que inviabiliza qualquer tentativa é o prazo. O pedido de alteração de local deve ser feito com ao menos 20 dias úteis de antecedência e com anuência de todas as partes envolvidas.
Com o duelo previsto para os dias 22 ou 23 de novembro, o prazo já expirou. Portanto, o confronto entre Sport e Vitória seguirá em Pernambuco, com data e horário ainda a serem definidos pela CBF.
Veja mais notícias do Vitória, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Esporte Clube Vitória.

