UFMG atualiza chances do Vitória de alcançar a classificação ou ser rebaixado na Série C; confira os números

Vitória elenco
Foto: Pietro Carpi/ECV

Imerso em um período de foco para a reta final do campeonato, o Vitória se encontra concentrado em seu próximo compromisso pela Série C do Campeonato Brasileiro. Em meio a esse processo, o clube mais uma vez se viu como alvo de uma pesquisa conduzida por uma universidade mineira, que calculou a probabilidade de rebaixamento ou de classificação no G8 do Rubro Negro, números que ajudaram a torcida do Leão a enxergarem o panorama em que o clube se encontra.

Resumão da semana do Vitória: empate na Série C, lesão de Rafinha e punição da Fifa

Requisitado e publicado pelo portal Globo Esporte, o estudo foi conduzido pelo Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que analisou os números e pontos já conquistados em rodadas passadas pelo Vitória para, assim, apresentar as probabilidades de resultados que acumulará em seus compromissos finais pela competição. O resultado, que expõe tanto as chances do Rubro Negro de se classificar para a próxima fase do torneio quanto de ser rebaixado à Série D, manteve um tom positivo para os adeptos do Leão, mesmo após o mais recente resultado decepcionante do clube, que encerrou a sequência de vitórias que a equipe vinha aproveitando na competição.

A pesquisa concluiu que o Vitória acumula 25,8% de chances de se posicionar entre os oito melhores clubes da divisão para, assim, conseguir a classificação para a segunda fase da Série C; no momento, os comandados de João Burse se encontram a três posições e um ponto do oitavo colocado, Botafogo-SP. Enquanto isso, a probabilidade do Rubro Negro ser rebaixado à quarta divisão do futebol nacional diminuiu para 0.029%, já que se encontra seis pontos à frente do 17º colocado.

Vitória treinando
Foto: Pietro Carpi / EC Vitória / Divulgação

Além de apresentar estatísticas promissoras aos torcedores rubro negros, os integrantes da pesquisa ainda fizeram questão de traçar os possíveis caminhos que o Vitória pode percorrer para atingir seus dois objetivos na divisão. Para não se ver rebaixado para uma divisão inferior pelo segundo ano seguido, a universidade estipula que a meta de 25 pontos seja o “porto seguro” da equipe; para isso, o clube da capital baiana precisará, pelo menos, vencer em uma ocasião em meio à próxima sequência de três jogos.

Enquanto projeta o alívio em relação à zona de rebaixamento, o Rubro Negro também pode considerar uma emenda de resultados para que, possivelmente, alcance o tão sonhado lugar entre os oito melhores clubes da divisão. Para isso, o Departamento de Matemática estipulou a meta de 28 pontos nos três duelos restantes do calendário baiano, exigindo dos comandados de João Burse duas vitórias no futuro próximo.

AGENDA

Após acumular um resultado mediano, porém ainda satisfatório levando em conta a proximidade com que ainda se encontra do tão sonhado G8 da competição, o Vitória já se encontra focado em seu próximo compromisso, que será realizado no próximo domingo (31), às 16h, diante do ABC, em pleno Barradão, duelo que será válido pela 17ª rodada da terceira divisão.