Promotor de Justiça fala sobre torcida mista no clássico entre Vitória e Bahia em 2025: “Garantir a segurança”

Foto: Lucas Melo / Ag. BAPRESS

Que o Vitória é a favor da torcida mista nos clássicos contra o Bahia, isso não é novidade, já que hoje é uma torcida que faz a diferença na arquibancada. Porém, dificilmente os rubro-negros verão o Leão em campo durante alguma clássico na Arena Fonte Nova e nem a torcida rival poderá ir ao Barradão. A Polícia Militar da Bahia (PM-BA) realizou, na manhã da última quarta-feira (8), uma reunião com órgãos de segurança, Federação Bahiana de Futebol, clubes e torcidas organizadas.

O encontro, no auditório do Quartel do Comando Geral (QCG), teve como foco o alinhamento de estratégias para prevenir e reprimir a violência no futebol. Durante o evento, foram apresentadas ações implementadas em 2024 e discutidas melhorias para 2025. Hugo Cassiano Santana, promotor de justiça presente na reunião, afirmou que o retorno da torcida mista nos estádios não é prioridade no momento. Segundo ele, a segurança dos torcedores deve ser garantida antes de qualquer decisão.

Foto: Lucas Melo/Ag. BAPRESS

“Infelizmente a gente não tem ambiência pra isso. Não tem como garantir que isso não represente um risco à segurança pública e que não venha a gerar ocorrências graves, como já teve ano passado. Pra que a gente possa garantir a segurança do torcedor e que ele ingresse no estádio com sua família, precisa primeiro se certificar de que teremos os mecanismos necessários para prevenir a violência”, falou o promotor.

Clubes e torcidas organizadas do Vitória e do Bahia participaram do encontro e demonstraram disposição para colaborar com as discussões. Hugo Cassiano ressaltou que os envolvidos estão comprometidos em contribuir para eventuais mudanças que possam viabilizar o retorno da torcida mista.

Fotos: Maurícia da Matta

“Eles se mostram muito abertos ao diálogo. Estão dispostos a contribuir e colaborar. Eles são os atores de maior interesse para que a torcida mista retorne. Não faço nenhum registro de qualquer tipo de dificuldade ou de resistência por parte das presidências das torcidas organizadas. Estiveram presentes aqui e eu acredito que tendem a contribuir cada vez mais nesse processo”, afirmou.

Apesar do interesse, o promotor reforçou que não há uma data definida para o retorno da torcida mista. A prioridade é enfrentar os desafios de segurança para evitar decisões precipitadas.

“Não vou apostar que vai ser em 2025. Nou sou eu quem decido sozinho. A responsabilidade é compartilhada com todos. Não vamos dar passo precipitado que possa custar a vida de alguém. A gente vai caminhar sempre identificando quais são os desafios e o que a gente precisa identificar para mobilizar os desafios a serem enfrentados. A vontade é que algum momento nós possamos ter a torcida mista”, concluiu.

Foto: Victor Ferreira / ECV

Veja outras notícias sobre o Vitória