Vida longa ao Barradão! Orgulho da torcida, estádio do Vitória completa 38 anos de existência

Foto: Instagram

Sem dúvidas, o Barradão é uma das coisas que o torcedor do Vitória mais se orgulha. Bem mais que um simples estádio de futebol, é um verdadeiro divisor de águas para toda a população que habita nos entornos do bairro de Canabrava, onde o santuário rubro-negro é situado na periferia de Salvador.

O local era praticamente inabitável, pois se tratava de lugar onde era concentrado o maior lixão da cidade, que foi transformado neste santuário que pode ser vivenciado hoje. Milhares de famílias foram beneficiadas a partir da existência do Barradão.

Foto: Pedro Souza / Atlético

Nesta segunda-feira, 11 de novembro, o estádio rubro-negro completa 38 anos de existência. Hoje, é um dos maiores complexos esportivos do Brasil, que conta com todo o centro de treinamento do clube, além da Chácara Vidigal Guimarães, que é a concentração do clube. A Academia do Leão, mais recente inauguração do Vitória, é voltada para recreação de sócios e captação para a divisão de base, além de ser uma fonte de renda. Tudo no mesmo lugar!

Foto: Pedro Souza / Atlético

O estádio foi inaugurado com o duelo entre Vitória e Santos, no dia 11 de novembro de 1986, que terminou empatado em 1 a 1. O atacante Dino, jogador santista, anotou o primeiro gol do Santuário rubro-negro.

O maior público registrado no Manoel Barradas foi contra o Juazeiro, em 7 de maio de 2000, pela final do primeiro turno do Baianão, quando 55.200 pessoas assistiram o triunfo Rubro-Negro por 2 a 0. Já o artilheiro da praça esportiva é Neto Baiano com 53 gols anotados, seguido por Ramon Menezes (44) e Allan Dellon (40). Atualmente, a praça esportiva comporta quase 31 mil torcedores.

Foto: Victor Ferreira / ECV

O Barradão, ao completar 38 anos, é mais do que um estádio: é um registro das emoções contrastantes vividas pelo Esporte Clube Vitória e, principalmente, pela sua apaixonada torcida. Parabéns, estádio Manoel Barradas!

Veja outras notícias sobre o Vitória