Os torcedores de Vitória e Bahia estão próximos de relembrar os bons e velhos tempos dos BaVis. Em reportagem do GE, a promotora de Justiça Thelma Leal afirmou que existe uma estratégia pronta para que seja possível a realização de clássicos com as duas torcidas em 2025. O Ministério Público vê a possibilidade com bastante otimismo.
“Nós estamos em tramitação com dois procedimentos muito importantes que nós denominamos GT da Fonte nova e GT do Barradão. Nesses procedimentos, nós estamos buscando a definição da classificação de riscos dos jogos que a partir daí será definida toda estratégia de segurança. Com isso, se nós conseguimos avançar com esses dois procedimentos, nós temos grandes esperanças de ter torcida mista ou torcida visitante, como é mais normal se falar para o ano de 2025”, disse Thelma Leal.
“Nossa esperança é que a gente consiga firmar esse termo de ajustamento de conduta com todos os envolvidos. Isso ocorrendo, temos grandes chances de termos torcida visitante nos clássicos no ano de 2025. Diante de todos esses requisitos cumpridos por todos os envolvidos, eu acho que vai cair por terra os argumentos para que a gente não tenha a torcida visitante nos nossos clássicos”, completa a promotora.
O presidente do Vitória, Fábio Mota, afirmou que é a favor do retorno das duas torcidas juntas ao estádio e que o Barradão reúne totais condições de segurança para que isso ocorra, principalmente após a implementação da biometria facial, que funcionará a partir do jogo deste sábado contra o Fluminense.
“Estamos hoje, a partir do próximo jogo, com 100% já com biometria facial. Há quatro jogos que já temos biometria facial para as cadeiras e a partir do jogo contra o Fluminense vamos ter 100%, todo o Estádio Manoel Barradas. Então o Vitória está preparado para qualquer grande evento, e os clássicos sempre fomos favoráveis a torcida mista, desde que chegamos ao clube. Continuamos favoráveis a torcida mista nos Ba-Vis”, disse Fábio Mota.
“Eu falo pelo Vitória. Desde o início nós somos à favor tanto da torcida mista na Arena Fonte Nova, quanto da torcida mista no Estádio Manoel Barradas. As condições colocadas pela Polícia Militar nós já mostramos, desmitificamos, com as novas obras que fizemos dentro e fora do estádio. Hoje com a biometria facial você consegue identificar todo mundo que entra no estádio, então não tem mais desculpa de dizer que você não sabe quem ali estava”, concluiu o presidente.
O Bahia não se manifestou de maneira oficial, mas o clube vê com preocupação a possibilidade do retorno das duas torcidas aos clássicos e entende que não houve alterações nas políticas públicas desde a proibição que está em vigor para justificar a retomada da presença da torcida visitante.
O Tricolor se apoia em manifestações recentes do BEPE (Batalhão Especializado de Policiamento de Eventos), que se colocou contra o retorno das duas torcidas.
Veja outras notícias sobre o Vitória
- Time do Vitória tem duas mudanças confirmadas para o jogo contra o Fluminense
- Carpini dá pistas do que deve fazer no time do Vitória com a ausência de Wagner: “tem me agradado”
Veja mais notícias do Vitória, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Esporte Clube Vitória.