Sem vencer há quatro rodadas, o Vitória chega para o início do returno pressionado, mas com um trunfo histórico a seu favor. Apesar de ter feito o terceiro pior primeiro turno de sua história nos pontos corridos com 20 clubes, o Rubro-Negro mantém uma simbólica invencibilidade como mandante diante do Juventude neste século.

As equipes se enfrentam neste sábado (17), às 18h30 (horário de Brasília), no Barradão, pela 20ª rodada da Série A. Em casa, o Vitória não perde para o clube de Caxias do Sul desde 2001. Neste período, são quatro vitórias e quatro empates, considerando jogos válidos pelo Brasileirão, Série B e Copa do Brasil.
O histórico, no entanto, nem sempre foi positivo. Nos dois confrontos como mandante no século passado, o Juventude levou a melhor: goleada por 5 a 0 no Brasileirão de 1996 e vitória por 1 a 0 na Copa João Havelange de 2000.
Depois disso, começou a sequência invicta: empate sem gols em 2001, vitórias seguidas em 2003 (incluindo um 3 a 0 com dois gols de Zé Roberto e um de Almir) e outros resultados marcantes. Entre os destaques, estão o empate por 1 a 1 em 2004, com gol de Leandro Domingues, e a classificação na Copa do Brasil de 2009, quando Neto Baiano marcou no 1 a 1 que garantiu vaga nas oitavas de final após vitória por 2 a 1 no jogo de ida, fora de casa.

Mais recentemente, o duelo terminou 0 a 0 pela Série B de 2023, resultado que manteve o Vitória isolado na liderança rumo ao título. No mesmo ano, o time venceu por 1 a 0, gol de Gustavo Mosquito, e ganhou fôlego para se livrar do rebaixamento.
Ídolos rubro-negros como Aristizábal, Zé Roberto, Leandro Domingues, Neto Baiano e Léo Ceará já balançaram as redes do Juventude no Barradão. Agora, a missão é transformar o bom retrospecto em motivação para reagir.
Na tabela, o Vitória ocupa a 16ª posição, com 18 pontos, enquanto o Juventude é o 19º, com 14 pontos e dois jogos a menos.
Veja mais notícias do Vitória, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Esporte Clube Vitória.