Vitória conquista vitória magra diante do Figueirense e se mantém na briga pelo acesso à Série B

Foto: Jéssica Cescon

Vitória e Figueirense se enfrentaram neste domingo (18), no Barradão, em partida válida pela quinta rodada da segunda fase da Série C do Campeonato Brasileiro. Apresentando uma atuação sólida no sistema defensivo e intensa no campo de ataque, o Rubro Negro foi capaz de arrancar uma vitória magra diante de seu rival catarinense pelo placar de 1×0, com gol de Tréllez. Com a vitória, os comandados de João Burse subiram para a segunda colocação de seu grupo, com oito pontos.

Resumão da semana do Vitória: empate na Série C, lista de sócios aptos a votarem e banimento de torcida organizada

PRIMEIRO TEMPO

Se aproveitando da vantagem caseira e do apoio massivo de seu torcedor, o Vitória iniciou a partida com um ímpeto ofensivo intenso, produzindo uma chance perigosa logo aos quatro minutos de jogo, quando Rafinha exigiu uma boa defesa de Wilson através de um chute de dentro da área. Logo em seguida, o arqueiro ainda foi o protagonista de uma trapalhada com a defesa do Figueira, lance que aumentou o ânimo dos donos da casa a seguirem pressionando os visitantes e dominando as ações ofensivas. A próxima chance de perigo foi concretizada somente aos 18′, através dos pés de Honório, que observou a bola passar rente ao alvo do Figueirense; o lance foi respondido a altura somente aos 23′, quando Léo Gomes engatilhou um chute, mas se viu atrapalhado pela zaga rubro negra. Em duas finalizações seguidas, os visitantes ainda forçaram uma linda defesa de Dalton com um chute de Tito, com o goleiro garantindo que os visitantes não quebrassem a igualdade do placar. Em um momento de recompensa pela criatividade demonstrada ao longo da etapa, porém, o Vitória enfim se viu feliz em uma finalização, rompendo a barreira do clube catarinense; aos 34′, Rafinha protagonizou uma bela jogada, passando a bola para Tréllez, que só teve o trabalho de empurrar a bola para o fundo da rede e, assim, concretizar a vantagem de um gol para os donos da casa.

SEGUNDO TEMPO

Inspirado pelo gol pouco antes do apito final do árbitro, o Vitória retornou ao segundo tempo mantendo o ritmo intenso demostrado durante os primeiros 45′, protagonizando um “toma lá, da cá” com o Figueirense no minutos iniciais da etapa, mas registrando sua primeiro boa chance aos nove, quando Rafinha mais uma vez exigiu uma boa defesa de Wilson. O arqueiro do clube catarinense manteve seu papel de protagonista na partida logo no minuto seguinte, ao defender uma bola com a ponta dos dedos em chute de fora da área de Sanchez. O bom momento dos donos da casa foi quebrado somente aos 12′, quando Gustavo Henrique chutou colocado, mas viu a redonda se isolar pela linha de fundo.

Uma dura falta protagonizada por Sanchez aos 15′, porém, forçou uma mudança de dinâmica na partida, já que o lateral se viu expulso e, assim, deixou o time de João Burse desfalcado e precisando conservar a vantagem de 1×0. Se aproveitando do homem a mais em campo, o Figueirense logo se lançou ao ataque e, aos 24′, Dalton primeiro precisou realizar uma boa defesa, seguida por um corte pontual de Marco Antônio em chute de Gustavo Henrique. Os lances foram catalisadores de mudanças em ambas as equipes, assim causando um “esfriamento” do ritmo do jogo; ambas as equipes, porém, não foram capazes de registrar mais chances de perigo e, assim, o Vitória acumulou os três pontos através de uma magra vantagem.