O Vitória enfrenta o Cruzeiro nesta quinta-feira (12), no Barradão, às 19h, pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro. A equipe rubro-negra busca a vitória para não entrar na pausa para o Mundial de Clubes na zona de rebaixamento. No entanto, para alcançar esse objetivo, o Leão da Barra terá que superar não apenas um histórico bastante desfavorável contra a Raposa, mas também um tabu que já dura mais de 20 anos.

Ao longo da história, o Leão e a Raposa se enfrentaram 53 vezes, com ampla vantagem para o time mineiro: foram 32 triunfos da Raposa (60%), 11 empates (21%) e apenas 10 triunfos do Rubro-Negro baiano (19%). Considerando apenas os confrontos pela Série A, o cenário segue semelhante: 23 vitórias do Cruzeiro (57%), 10 empates (25%) e 7 do Colossal (18%).
Jogando em Salvador, o equilíbrio é um pouco maior. No total, são 8 vitórias do Leão (32%), 7 empates (28%) e 10 resultados positivos do Cruzeiro (40%). Contando apenas os jogos pela elite do futebol nacional, o retrospecto aponta que o Leão venceu 5 (26%), 7 empates (37%) e 7 triunfos celestes (37%).

Apesar disso, o Rubro-Negro não tem conseguido fazer valer o mando de campo nos duelos recentes contra o Cruzeiro. A equipe venceu apenas um dos últimos 10 confrontos entre os clubes, um 3 a 0 na Série B de 2021. Já pela Série A, o Leão não derrota a Raposa desde 2004, quando venceu por 3 a 2, com gols de Obina, Du Bala e Edílson Capetinha.

Veja outras notícias sobre o Vitória
- “Total viabilidade”; Contato realizado com a QSI é revelado pelo Movimento Vitória SAF em nota divulgada
- Thiago Carpini tem reforço confirmado no Vitória para jogo contra o Cruzeiro no Barradão
Aqui você encontra tudo sobre o Leão Colossal!
Veja mais notícias do Vitória, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Esporte Clube Vitória.