Vitória de olho! Atos de racismo podem resultar em perda de pontos nos campeonatos nacionais; entenda o caso

Foto: Lucas Rodrigues/CBF

Vitória de olho! O presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues, vai propor a aplicação de punições esportivas contra os times cujos torcedores demonstrarem comportamentos racistas nas arquibancadas a partir do ano de 2023. A ideia será levada ao Conselho Técnico do Campeonato Brasileiro de 2023, instância formada pelos clubes participantes das quatro principais divisões do país.

Soberano! Vitória ultrapassa rival em número de seguidores no Instagram

O gestor irá anunciar suas intenções nesta quarta-feira (24), durante o primeiro Seminário de Combate ao Racismo e à Violência no Futebol, organizado pela própria CBF. Durante o seminário, ocorrerá a apresentação da edição de 2021 do Relatório de Discriminação Racial do Futebol, produzido anualmente pelo Observatório da Discriminação Racial no Futebol.

“O evento é um marco para o início de uma série de iniciativas que vão discutir de uma forma mais profunda o combate ao racismo e à violência no futebol. É um gesto histórico para dar um basta contra o racismo e a ignorância no futebol. Além do evento, vamos fazer uma série de ações nos estádios nesta semana para conscientizar o torcedor. Chega de discriminação”, disse Ednaldo Rodrigues.

Ednaldo CBF Vitória
Foto: Lucas Rodrigues/CBF

De acordo com Marcelo Carvalho, fundador do Observatório da Discriminação Racial no Futebol, foram 31 casos de racismo registrados no ano de 2020, número que foi exponencialmente ampliado para 64 em 2021 – estatística que leva em conta atos de racismo no futebol brasileiro ou envolvendo atletas brasileiros em competições sul-americanas.

AGENDA

Após ter iniciado a segunda fase da Série C com o pé direito, o Vitória buscará manter a positividade e moral vencedora do elenco na próximo rodada, para que, assim, continue habitando as colocações de acesso à Série B do grupo. Para isso, visitará o Figueirense, em pleno Estádio Orlando Scarpelli, no próximo sábado (29), às 17h.