Vitória e Paysandu se enfrentaram no último sábado (24), no Estádio Leônidas Castro, em partida válida pela última rodada da segunda fase da Série C do Campeonato Brasileiro. Apresentando uma atuação heroica e superando uma falha em seu sistema defensivo, o Rubro Negro foi capaz de arrancar um empate pelo placar de 1×1, com gols de Genilson e Dionísio. Com a igualdade, os comandados de João Burse conquistaram o tão sonhado acesso à Série B ao encerrarem o quadrangular final na segunda posição, com nove pontos, também colocando um ponto final na temporada do clube em 2022.
Paysandu x Vitória: Veja os gols e melhores momentos da partida
Segundo um levantamento elaborado pelo portal Globo Esporte, ao final da disputa da Série C do Campeonato Brasileiro, o Vitória se viu envolvido em 38 partidas nesta temporada, curiosamente alcançando uma distribuição praticamente igualitária de vitórias, empates e derrotas; ao todo, foram 12 triunfos, 13 empates e 11 derrotas, com a maioria das vitórias sendo rsghitradas na terceira divisão nacional – e, principalmente, após a chegada de João Burse. O comandante que levou o clube ao tão esperado acesso, inclusive, encerrou sua participação na temporada tendo comandado 14 partidas, sete delas se encerrando em vitórias, seis em igualdades e somente uma em derrota.
Ao mesmo tempo que o recorde da temporada se mostrou bem equilibrado, os números ofensivos e defensivos do Leão neste ano também se encerraram quase equiparados; durante os 38 compromissos do ano, o Vitória marcou 35 tentos e sofreu 32. Grande parte dos gols a favor, inclusive, foram anotados pelo artilheiro do ano Rafinha, que chegou já com a disputa pela Série C tendo se iniciado e, ao todo, superou o goleiro adversário em oito ocasiões, seguido de perto por Tréllez (vice-artilheiro) com seis gols. Luidy, com quatro, e Marco Antônio, com três, são os outros jogadores que completam o top 4 do ano.
Enquanto Rafinha se apresenta isolado no topo da tabela de artilheiros, o ranking de maiores “garçons” da temporada evidenciou um empate técnico, com Eduardo e Alemão ocupando o primeiro lugar, ambos tendo fornecido quatro assistências; em seguida, Dinei aparece na terceira colocação, tendo dado dois passes para gol neste ano.
Veja mais notícias do Vitória, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Esporte Clube Vitória.