Ainda saboreando o gosto de ter atingido seu objetivo primário na primeira fase da Série C do Campeonato Brasileiro, o Vitória, aos poucos, vai deixando para trás as comemorações que tomaram conta do final de semana e já passa a focar em seus próximos desafios pela terceira divisão. Em meio ao período de preparação já iniciado, o presidente do clube revelou o andamento de negociações que tem envolvido o pagamento de uma dívida com um clube argentino, quitação que pode reverter uma punição concedida pela FIFA ao Leão da Barra no final do mês de julho.
Vai ficar? Volante do Vitória comenta sobre possibilidade de permanecer no clube em 2023: “Tem chance sim”
De acordo com o que foi exposto pelo próprio Fábio Mota em entrevista ao Canal do Dinâmico, o Vitória já se vê imerso em negociações com o Boca Juniors, da Argentina, pelo encerramento da dívida que o clube baiano possui que se remete ao empréstimo de Walter Bou ao Rubro Negro em 2018. Segundo o mandatário, as tratativas estão passando por um momento de acerto da melhor forma de pagamento, já que o gigante argentino insiste na quitação à vista – já que a antiga gestão do clube prometeu pagar em parcelas, mas não realizou o depósito de nenhuma quantia -, enquanto o Leão procura formas de dividir a conta.
O Vitória foi alvo de mais uma punição por parte do órgão regulador do futebol mundial, a Fifa, na metade do mês de julho deste ano, que impediu o clube de contratar jogadores em um futuro próximo, ou seja, o temido “transfer ban”. O Rubro Negro, atualmente, se vê impedido de negociar a chegada de adições ao seu plantel por até três janelas de transferências, com a condenação sendo válida até julho de 2023.
O episódio que culminou nas sanções apresentadas pela Fifa foi consolidado em 2018, durante o mandato do presidente Ricardo David, quando o Vitória não realizou os pagamentos prometidos ao Boca Juniors pelo empréstimo de Walter Bou. O valor da dívida se estabelece na casa dos 350 mil dólares, que, na cotação atual, representa um vencimento de R$ 1,8 milhão; a punição será mantida enquanto a dívida não for sanada, com a mesma sendo retirada caso o Leão da Barra consiga transferir o valor ao clube argentino.
Atualmente seguindo sua carreira no Vélez Sarsfield, da Argentina, Walter Bou chegou ao clube baiano por empréstimo na metade da temporada de 2018, não aproveitando as chances que teve ao ser relacionado e acumulando somente oito atuações com o manto rubro negro, sem marcar gols. Enquanto aguarda o pagamento da dívida, o Vitória, portanto, se torna incapaz de adicionar nomes ao plantel de João Burse para o restante da temporada da Série C, com o volante Zé Vitor tendo sido o último nome a integrar o elenco.
AGENDA
Embalado por uma boa sequência de resultados que viu o time ser levado à classificação para a segunda fase, o Vitória agora se concentra em seu objetivo primário na Série C do Campeonato Brasileiro: o acesso à segunda divisão. Para isso, começará sua caminhada no quadrangular final diante do Paysandu, no próximo domingo (21), às 16h, em partida válida pela primeira rodada da 2ª fase.
Veja mais notícias do Vitória, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Esporte Clube Vitória.