Como líder da Série B do Campeonato Brasileiro, o Vitória está em um momento de rara felicidade nos últimos anos em que a equipe dificilmente chegou longe no estadual e ainda disputou a Terceirona. Na expectativa de alcançar o acesso à elite do futebol brasileiro e poder comemorar um título nacional, o Leão da Barra já fica de olho na próxima edição do Campeonato Baiano, que contará com uma novidade em relação ao VAR. A partir da segunda fase do Baianão, o árbitro de vídeo será utilizado. Vale destacar que, nos últimos anos, a ferramenta só estava disponível finais.
Com acesso encaminhado, Vitória aparece com probabilidade alta de ser campeão da Série B; confira
A Federação Baiana de Futebol (FBF) e os clubes do estado, incluindo o Vitória, se reuniram na última segunda-feira (30) para definir a fórmula de disputa da próxima edição do Campeonato Baiano, que começa no dia 14 de janeiro. O formato do Baianão é o mesmo dos últimos anos. Dez clubes participantes irão compor um único grupo para a 1ª fase, tendo jogos apenas de ida. Os quatro melhores colocadosse classificam para a semifinal, em confrontos de ida e volta. Os dois vencedores irão para grande final que será realizada em dois jogos.
De acordo com a nova indicação da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), o campeão, o vice-campeão e o terceiro colocado da competição está garantido na Copa do Brasil de 2025.
Na Copa do Nordeste, o vencedor do Baianão terá direito à primeira vaga. A segunda será do clube mais bem posicionado do estado no Ranking Nacional de Clubes da CBF; a terceira, que dá direito à disputa na Pré-Copa do Nordeste, será da equipe que tiver a melhor colocação no Baianão.
O atual campeão do Campeonato Baiano é o Bahia. A última vez que o Vitória levantou o troféu foi em 2017.
Veja mais notícias do Vitória, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Esporte Clube Vitória.