Vitória vive dilema no gol: três goleiros em quatro jogos e a busca pela titularidade em 2025

Victor Ferreira / ECV

Na última quarta-feira (22), o Vitória empatou em 2 a 2 com o CRB, em jogo válido pela temporada 2025, mas a principal discussão foi fora das quatro linhas. O Rubro-Negro chegou ao quarto jogo do ano utilizando seu terceiro goleiro diferente. Desta vez, a bola da vez foi Lucas Arcanjo, titular absoluto nas últimas duas temporadas, que se reapresentou após os demais jogadores devido ao desgaste acumulado em 2024.

Alexandre Fintelman | Foto: Victor Ferreira / ECV

A rotação no gol começou na primeira partida do ano, quando Thiago Carpini escalou Alexandre Fintelman. O goleiro de 23 anos, contratado em 2024 e com passagens pelo sub-23, teve a primeira oportunidade no time principal no empate sem gols com o Barcelona de Ilhéus, pelo Campeonato Baiano. Já nos dois jogos seguintes, contra Juazeirense (vitória por 4 a 1) e Jacuipense (empate em 1 a 1), Gabriel Vasconcelos foi o escolhido. Aos 32 anos, o arqueiro recém-chegado do Coritiba foi contratado por R$ 1 milhão, consolidando-se como uma aposta experiente para a posição.

Lucas Arcanjo, formado na base do Vitória e destaque em 2023 e 2024, voltou ao gol no empate contra o CRB. Protagonista na conquista da Série B 2023 e do Campeonato Baiano 2024, o goleiro de 26 anos chegou a ser alvo de interesse do Fluminense, mas as negociações não avançaram. Apesar do histórico positivo, ele não tem vaga garantida e precisa reconquistar espaço no elenco.

Gabriel Vasconcelos | Foto: Victor Ferreira / ECV

O técnico Thiago Carpini, por sua vez, descartou a ideia de um rodízio entre os goleiros, mas indicou que ainda não definiu quem será o titular absoluto. Segundo ele, o critério será baseado na meritocracia e no desempenho em campo.

“Acredito na meritocracia. O goleiro precisa estar sempre jogando. O rodízio não é algo que me agrada muito. Temos três grandes goleiros: Alexandre fez uma primeira partida fantástica, o Gabriel dispensa comentários e o Arcanjo também. Dentro disso, uma seleção natural vai definir quem será o primeiro, segundo e terceiro goleiros. É um novo ciclo, uma nova história, e as oportunidades serão dadas, mas não é a ideia ficar trocando constantemente”, afirmou Carpini.

O treinador também destacou que a definição passa por oferecer segurança defensiva e um entrosamento melhor com o restante do time, algo fundamental para um elenco que utiliza o goleiro na construção das jogadas. “Não temos pressa para definir isso. Estamos oportunizando e tentando ser justos com todos eles”, completou.

Victor Ferreira/ECV

O próximo desafio do Vitória será neste sábado (25), às 18h30 (horário de Brasília), quando enfrentará o Colo-Colo, pela quarta rodada do Campeonato Baiano. A expectativa é alta para saber quem Thiago Carpini escolherá como titular na meta rubro-negra.

Veja outras notícias sobre o Vitória