O Vitória apostou forte no mercado internacional. Dos sete reforços contratados, quatro vieram do exterior: os portugueses Rúben Rodrigues e Rúben Ismael, o uruguaio Renzo López e o espanhol Aitor Cantalapiedra.
Se incluído Romarinho, que atuou as últimas dez temporadas fora do país, a lista sobe para cinco. Apesar do investimento, o retorno em campo ainda é discreto. Os estrangeiros participaram de apenas dois gols até aqui. Para Gustavo Vieira, diretor de futebol rubro-negro, o cenário é natural e faz parte do processo.
“Alguns atletas estavam de férias, e esse processo é mais longo, recondicionamento físico natural. Muito pouco tempo para avaliar a capacidade técnica deles. Ao final, a gente também pode considerar a possibilidade de um erro ou outro, natural. Alguma margem sempre existe e ocorrerá sempre”, iniciou.
“O importante é maximizar os acertos e diminuir o prejuízo financeiro em eventuais erros. Nesse aspecto a gente continua com uma postura, sensação de acerto ao que foi feito”, completou o dirigente.

Espaço no elenco
Entre os reforços, Aitor Cantalapiedra foi quem mais ganhou minutos. O meia-atacante espanhol iniciou três jogos e deu uma assistência na vitória sobre o Juventude. Já Rúben Rodrigues, primeiro a chegar, soma apenas 22 minutos em campo e é visto como um dos que mais precisam do período de adaptação.
Outros dois reforços foram prejudicados por problemas físicos. Rúben Ismael passou por cirurgia e segue sem prazo de retorno, enquanto Renzo López está em fase de transição e deve voltar a ser relacionado contra o Fortaleza, neste sábado.
Proposta recusada
Gustavo Vieira também comentou sobre a situação de Lucas Braga, que recebeu uma oferta do Coritiba durante a janela, mas permaneceu no clube.
“Não vou falar de valores, outros clubes desejam nossos atletas. Mas propostas ruins não serão aceitas, não foi nesse caso e não será em outros. Meu papel, cobrado pelo presidente [Fábio Mota], é defender os interesses do Vitória. Recusar negócios que não são bons. O Lucas integra o elenco do Vitória. Vamos trabalhar para conseguir nosso objetivo, que é se manter na Série A e talvez mais”, destacou.
Contratado por R$ 5 milhões até 2027, Lucas Braga vive fase de baixa, com apenas dois gols em 31 jogos. O atacante sequer foi relacionado na vitória sobre o Atlético-MG, pela última rodada do Brasileirão.

Veja mais notícias do Vitória, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Esporte Clube Vitória.