Vitória e Botafogo-PB se enfrentaram nesta quarta-feira (18), no Barradão, em partida válida pela sexta rodada da Série C do Campeonato Brasileiro. Apresentando uma atuação defensivamente sólida, porém marcada por um erro de atenção, o Rubro Negro não foi capaz de superar seu adversário paraibano e foi derrotado pelo placar magro de 1×0. Com o revés, os comandados de Fabiano Soares seguem na zona de rebaixamento da divisão, ocupando a 18ª colocação, com somente quatro pontos.
Polêmica! Torcida do Vitória se revolta com jogador após comentários sobre reclamações; confira as reações
PRIMEIRO TEMPO
A partida contou com um início movimentado, proporcionado por tentativas ofensivas de ambas as equipes. Logo no segundo minuto da etapa, o Botafogo-PB se viu diante de uma boa oportunidade de ameaçar o gol adversário através de uma bola parada; a partir da cobrança, Gabriel Yanno foi capaz de subir mais do que todo mundo e conectar uma cabeçada, que levou a bola a passar perto do travessão rubro negro.
Logo após se ver ameaçado nos primeiros minutos, o Vitória passou a administrar sua posse de bola, rondando a área de seu adversário paraibano e, desta forma, até mesmo foi capaz de chegar dentro da área, porém sem assustar o goleiro Victor. Aos 10′, novamente o Belo demonstrou seu ímpeto ofensivo ao exigir de Lucas Arcanjo uma defesa, com o goleiro não demonstrando dificuldades para parar um desvio de Leilson.
Os donos da casa se mantiveram ativos em seu setor ofensivo, aos poucos construindo um perigo maior ao Botafogo-PB, porém ainda pecando no passe final prévio à finalização. Foi desta forma que Miller se viu acionado através de uma bola longa, aos 16′, mas sendo prontamente interrompido pelo arqueiro paraibano. Desta forma, ambas as equipes seguiram intercalando momentos de ataque e defesa, protagonizando um duelo equilibrado, mas ainda abaixo do nível no quesito de precisão das finalizações.
A melhor chance dos visitantes – e do primeiro tempo como um todo – surgiu no 29º minuto da etapa; novamente sendo concedido liberdade para conectar uma bola de cabeça, Gabriel Yanno subiu mais do que a zaga rubro negra e finalizou, de forma perigosa, à meta de Lucas Arcanjo, que precisou executar uma boa defesa para impedir a inauguração do placar. Diante da solidez defensiva evidenciada por ambas as equipes e a falta de pontaria em algumas ocasiões, ambas as equipes se direcionaram aos vestiários com o placar igualado e inalterado.
SEGUNDO TEMPO
Da mesma forma que os primeiros 45 minutos se iniciaram com uma oportunidade de bola parada para os visitantes, o segundo tempo também repetiu o fato, porém o resultado se mostrou muito mais desastroso para os donos da casa. Logo aos 20 segundos, Nadson se mostrou veloz ao sofrer uma falta e batê-la rapidamente, surpreendendo a zaga baiana e deixando Adilson Bahia na cara do gol, só precisando empurrar a bola para o fundo das redes e inaugurar o placar da noite.
O lance gerou uma revolta geral entre os comandados de Fabiano Soares, que só foi contida através da distribuição de cartões amarelos pelo árbitro. Inflamado pelo gol “relâmpago”, o Vitória se lançou a frente e passou a manter a posse de bola e rodear sua área ofensiva, protagonizando alguns cruzamentos perigosos na grande área, mas não encontrando jogadores que pudessem completar a bola na meta.
Aos 19′, o Leão da Barra anotou sua primeira grande chance da etapa, através dos pés de Dionísio; o atleta foi capaz de conectar um bom chute em direção à meta, batendo no canto do goleiro, mas só podendo acompanhar a bola acertar a rede pelo lado de fora. A insistência dos donos da casa, porém, aos poucos foram gerando chances perigosas, como no chute de fora da área de João Pedro, aos 24′, que forçou o goleiro Victor a realizar uma boa defesa.
Aproveitando a evidente mudança de postura na equipe do Botafogo-PB – que passou a marcar os jogadores do Rubro Negro e afastar a bola assim que possível -, o Vitória manteve seu ímpeto ofensivo, porém sendo incapaz de capitalizar diante das chances criadas. Aos 33′, o estreante Rafinha conectou uma bomba em direção ao gol paraibano, porém Victor não demonstrou dificuldade para impedir a bola, em dois tempos. A dificuldade em superar a zaga do Belo, porém, se mostrou tamanha que os donos da casa não foram capazes de acumularem mais chances perigosas e, assim, consolidaram o revés por 1×0.
FICHA TÉCNICA
Vitória 0 x 1 Botafogo-PB
Estádio: Barradão, Salvador, Bahia
Gol: Adilson Bahia (BOT – 1’/2T)
Vitória: Lucas Arcanjo, Iury (Dani Bolt), Danilo Cardoso, Mateus Moraes, João Pedro, Sánchez, Luidy (Roberto), Dionísio (Rafinha), Guilherme Queiróz (Eduardo), Miller (Thiaguinho) e Alisson Santos.
Botafogo-PB: Victor Golas, Elias, Jonathan, Gabriel Yanno, Lucas Gabriel (Edvan), Tinga, Philippe Guimarães (Pablo), Nadson (Anderson Paraíba), Leilson (Leandro Camilo), Adilson Bahia (Alan Grafite) e Kesley.
Cartões amarelos: Iury (VIT), Mateus Moraes (VIT), Miller (VIT), João Pedro (VIT)
Veja mais notícias do Vitória, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Esporte Clube Vitória.