Vitória firma parceria com o Barcelona de Ilhéus e amplia projeto de base no interior da Bahia; entenda

Barradão, Vitória
Barradão, Vitória - Foto: Felipe Oliveira

O Vitória segue ampliando sua presença no interior da Bahia e encaminhou mais uma parceria estratégica voltada para a formação de atletas. Após o acordo firmado com o Itabuna, que rendeu frutos durante a disputa da Série D de 2024, o Rubro-negro acertou os detalhes de uma nova colaboração com o Barcelona de Ilhéus, prevista para entrar em vigor a partir de 2026.

Foto: Victor Ferreira / ECV

A informação foi revelada pelo presidente Fábio Mota em entrevista ao programa BN na Bola, na última terça-feira (9). Segundo o dirigente, o entendimento entre as partes já está selado, restando apenas trâmites burocráticos para a oficialização.

A direção do Barcelona de Ilhéus também confirmou que as negociações estão em estágio avançado. O acordo prevê a instalação de um núcleo da escolinha do Vitória na cidade de Ilhéus, seguindo o mesmo padrão metodológico utilizado pelo clube em outros estados.

A proposta é manter uma identidade única de formação, alinhada à filosofia do Leão da Barra, além de ampliar o alcance do clube na descoberta de novos talentos no sul baiano.

“Temos parceria com o Barcelona de Ilhéus. Assinamos contrato para montar lá a escolinha do Vitória. Laelson coordena esse trabalho, que já conta com núcleos em Maceió e está sendo ampliado para Recife e Tocantins”, destacou Fábio Mota.

Fábio Mota | Foto: Victor Ferreira / ECV

A coordenação do projeto ficará sob responsabilidade de Laelson Lopes, ex-treinador do Sub-20 do Vitória e atual coordenador da área de formação e expansão dos núcleos do clube.

Ele será o encarregado de integrar o trabalho desenvolvido em Ilhéus ao modelo aplicado na Academia do Leão, garantindo padronização e continuidade no processo formativo.

Do lado do Barcelona de Ilhéus, o CEO Weliton Nascimento confirmou a parceria e afirmou que faltam apenas ajustes jurídicos para a divulgação oficial do acordo.

A expectativa das duas partes é que a iniciativa fortaleça o futebol local e aproxime jovens promessas do interior baiano da estrutura de base do Vitória.