Fim da linha! Vitória inicia reformulação e define saídas para 2026; veja quem não segue no elenco

Renzo Lopes, Vitória
Renzo Lopes, Vitória

Depois de uma temporada de 2025 abaixo do esperado e marcada pela luta contra o rebaixamento até a última rodada da Série A, o Vitória iniciou de forma antecipada o planejamento para 2026.

A diretoria rubro-negra entende que será necessário corrigir rumos e promover mudanças importantes no elenco, começando pela definição de quem não faz parte do projeto para o próximo ano. Antes mesmo de ir ao mercado em busca de reforços, o clube trabalha na reformulação do grupo atual.

Raul Cáceres, Vitória
Raul Cáceres, Vitória – Foto: Victor Ferreira / Vitória

Até agora, sete jogadores já têm saída confirmada da Toca do Leão ao fim da temporada. Três deles encerram contrato e não permanecerão. O lateral Raúl Cáceres já acertou com o Olimpia, do Paraguai, o volante Willian Oliveira assinou com o Coritiba, enquanto Ricardo Ryller não terá o vínculo renovado.

Outros dois atletas que defendiam o clube por empréstimo também não seguirão em 2026. O lateral Maykon Jesus retornará ao Atlético-MG, e o atacante Carlinhos volta ao Flamengo, já que o rubro-negro baiano decidiu não exercer a opção de compra.

Além dessas situações contratuais, a diretoria negocia a saída de dois jogadores que ainda possuem vínculo com o clube. O atacante Lucas Braga e o volante Pepê, contratados no início da temporada por valores elevados, R$ 5 milhões e R$ 1,2 milhão, respectivamente, não conseguiram se firmar e acabaram ficando marcados por atuações irregulares.

Lucas Braga entrou em campo 38 vezes e marcou dois gols, enquanto Pepê disputou 19 partidas em 2025. Enquanto essas saídas já estão encaminhadas, outros nomes seguem sob avaliação para 2026.

Foto: Victor Ferreira / Vitória

O presidente Fábio Mota revelou, em entrevista ao ge, que a situação de todos os jogadores estrangeiros com contrato vigente será analisada internamente. Fazem parte dessa lista Renzo López, Aitor Cantalapiedra, Rúben Ismael, Rúben Rodrigues e Kike Saverio.

Entre eles, Cantalapiedra foi o que apresentou melhor rendimento, somando três gols e três assistências em 19 partidas, o que despertou interesse de clubes do Brasil e do exterior. Já Renzo López, utilizado principalmente como reserva, terá o futuro reavaliado, assim como os portugueses Rúben Ismael e Rúben Rodrigues, que pouco atuaram, e o equatoriano Kike Saverio.

A tendência é que esses atletas sejam observados no Campeonato Baiano antes de uma decisão final. O mesmo cenário envolve Felipe Cardoso e Pablo “Baianinho”. Contratado após se destacar no Baianão pelo Atlético de Alagoinhas, Felipe teve poucas oportunidades, com apenas quatro jogos disputados. Pablo, por sua vez, passou a maior parte da temporada emprestado ao Guarani.

Ambos podem integrar o elenco no Campeonato Baiano de 2026 antes de terem o futuro definido. Com saídas já confirmadas e outras pendentes, o Vitória inicia um processo de reformulação que promete mudanças significativas no elenco, buscando um 2026 mais competitivo e distante dos sustos vividos na última temporada.