Vitória e MPBA promovem campanha de combate a violência contra a mulher no Barradão

Divulgação / MPBA

No início da noite deste sábado (10), minutos antes do apito inicial para a partida entre Vitória e Porto Sport Club, uma importante mensagem ecoou pelo gramado do Barradão: “Lute pelo fim da violência contra as mulheres”. O estádio foi palco da campanha ‘Luto por Elas – Homens pelo fim da violência contra as mulheres’, do Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA), que busca conscientizar e engajar os homens na luta pelo respeito e igualdade de gênero.

No centro do campo, faixas da campanha foram estendidas, reforçando o compromisso do esporte na prevenção à violência de gênero. A ação contou com a adesão dos jogadores e comissões técnicas dos clubes, além do apoio da Federação Baiana de Futebol (FBF), do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb) e dos principais times do estado

Foto: Victor Ferreira / ECV

Os números de feminicídio e violência contra a mulher reforçam a urgência de iniciativas como essa. De acordo com a ONU Mulheres, 85 mil mulheres e meninas foram assassinadas intencionalmente em 2023, sendo 60% desses crimes cometidos por parceiros ou familiares. Na Bahia, dados da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República indicam que o estado registrou um aumento de 27,33% nas denúncias de violência doméstica entre janeiro e julho de 2024, o que representa 27 vítimas por dia. O MPBA também apontou que, entre janeiro e novembro de 2024, foram instaurados 18.689 procedimentos investigatórios e solicitadas 825 medidas protetivas para mulheres ameaçadas em Salvador.

Divulgação / MPBA

A campanha, que será realizada ao longo do Campeonato Baiano, também prevê a exibição de vídeos nos telões dos estádios e nas redes sociais, com depoimentos de jogadores e treinadores reforçando a necessidade do combate à violência de gênero.

Com essa mobilização dentro e fora dos gramados, o futebol baiano reforça seu papel na construção de uma sociedade mais justa e segura para as mulheres

Foto: Victor Ferreira / ECV

Veja outras notícias sobre o Vitória