Vitória na frente! Confira o retrospecto histórico do Rubro Negro contra o ABC

Foto: Pietro Carpi / EC Vitória

Vitória e ABC se enfrentam neste domingo (4), às 17h, no Barradão, em partida válida pela terceira rodada da segunda fase da Série C do Campeonato Brasileiro. Disposto a esquecer a última atuação que registrou na competição, o Leão da Barra pretenderá entrar em campo empurrado pela sua torcida para, assim, lutar por mais três pontos e, possivelmente, adentrar na zona de classificação de seu grupo. Se depender do histórico entre ambas as equipes, porém, o Leão da Barra já pode elevar ainda mais as expectativas, já que a equipe se mostra à frente de seu rival potiguar nos duelos que ambos já disputaram.

Resumão da semana do Vitória: derrota na Série C, renovações de contratos e problemas com clube ucraniano

Ao todo, ABC e Vitória já se enfrentaram em 23 oportunidades, número que pode ser considerado baixo e é explicado devido ao grande hiato que a disputa presenciou ao longo das últimas décadas; após o segundo encontro em 1976, ambas as equipes voltaram a se enfrentar somente em 2000, assim quebrando um intervalo que já durava 24 anos. Esta será a segunda ocasião em que o Leão e o Alvinegro Potiguar disputam um duelo válido pela terceira divisão nacional, previamente também tendo se encontrado pela Copa do Nordeste, Copa do Brasil e Série B.

Já foram registradas sete vitórias do Leão da Barra, enquanto o clube potiguar foi capaz de triunfar em três ocasiões, com outros 13 empates complementando o recorde histórico. O Rubro Negro também se vê na vantagem no quesito de gols marcados em relação ao seu adversário; levando em conta todos os 23 duelos, o Vitória foi capaz de marcar 28 gols, acumulando uma média de 1,22 tento por jogo, enquanto isso, o ABC se mostra um pouco abaixo, tendo sido capaz de marcar 23 vezes, levando sua média a se estabelecer na marca de um tento por embate.

Vitória x ABC 2020
Foto: Divulgação/ABC

O último duelo entre ambas as equipes foi protagonizado há pouco mais de um mês, válido pela 17ª rodada da primeira fase da Série C deste ano. Na ocasião, o Vitória já lutava para se estabelecer entre os oito melhores clubes da divisão, enquanto o clube potiguar já se encontrava classificado para a próxima fase; evidenciando o ímpeto de vencer dos clubes, o Leão se contentou com um empate por 2×2, com gols de Tréllez (2x) por parte do Rubro Negro.

Caso precise de inspiração para triunfar neste domingo, em pleno Barradão, o Rubro Negro poderá resgatar um dos duelos disputados na temporada de 2015, que ainda persiste como a última vez em que o Leão venceu dentro de casa diante de tal adversário. Válido pela oitava rodada da Série B do Campeonato Brasileiro daquele ano, o Vitória não deu oportunidades para o ABC e aplicou um placar de 2×0, com gols de Pedro Ken e Rogério Melo.

AGENDA

Após sofrer uma derrota acachapante diante do Figueirense, fora de casa, e se ver fora das colocação que dão acesso à Série B, o Vitória retornará aos seus domínios para disputar a última rodada do “primeiro turno” da segunda fase da Série C do Campeonato Brasileiro, diante do ABC, às 17h, em pleno Barradão.