Vitória na frente! Confira o retrospecto histórico do Rubro Negro contra o Ceará

Ceará x Vitória 2023
Foto: Victor Ferreira/EC Vitória

Vitória e Ceará se enfrentam neste domingo (13), às 18h, no Barradão, em partida válida pela 23ª rodada da Série B do Brasileirão. Disposto a esquecer a última atuação que registrou na competição, o Leão da Barra pretenderá entrar em campo empurrado pelo apoio massivo de sua torcida para, assim, lutar para retomar seu lugar na vice-liderança da tabela de classificação. Se depender do histórico entre ambas as equipes, porém, o Leão da Barra já pode elevar ainda mais as expectativas, já que a equipe se mostra à frente de seu rival cearense nos duelos que ambos já disputaram.

Condé compara novo lateral-esquerdo do Vitória com jogador de clube da Série A e cogita possível estreia

Ao todo, Vitória e Ceará já se enfrentaram em 40 oportunidades, número que pode ser considerado baixo e é explicado devido a um grande hiato que a disputa presenciou no século passado. Após os primeiros encontros no início dos anos 70, ambas as equipes voltaram a se enfrentar somente em 1979, assim quebrando um jejum de seis anos. Esta será a nona vez em que o Leão e o Vozão se enfrentarão pela segunda divisão nacional.

Já foram registradas 14 vitórias do Rubro Negro, enquanto o Alvinegro foi capaz de triunfar em 13 ocasiões, com outros 13 empates complementando o histórico. O Leão, por outro lado, se encontra atrás no quesito de gols marcados; levando em conta todos os 40 duelos, o Vitória foi capaz de marcar 54 gols, enquanto o Vozão marcou 55 tentos.

O último duelo entre ambas as equipes foi protagonizado há pouco mais de três meses, válido pela quarta rodada da Série B de 2023. Na ocasião, o Vitória não tomou conhecimento dos donos da casa e emplacou uma vitória pelo placar de 2×0, com gols de Zé Hugo e Wagner Leonardo.

Caso precise de inspiração para triunfar neste domingo, em pleno Barradão, os comandados de Léo Condé precisarão resgatar a última ocasião em que venceram na condição de mandantes, válida pela fase de grupos da Copa do Nordeste deste ano. Na ocasião, o Leão não deu chances aos visitantes e arrancaram uma vitória pelo placar de 2×0, com gols de Tréllez e Diego Torres.