Ainda saboreando o gosto de ter atingido seu objetivo primário na primeira fase da Série C do Campeonato Brasileiro, o Vitória, aos poucos, vai deixando para trás as comemorações que tomaram conta do final de semana e já passa a focar em seus próximos desafios pela terceira divisão. Em meio ao período de preparação já iniciado pelo técnico João Burse, o Leão se mantém concentrado no duelo diante do Paysandu, neste domingo (21), em pleno Barradão. Se depender do histórico entre ambas as equipes, porém, o Leão da Barra pode elevar ainda mais as expectativas, já que a equipe se mostra à frente de seu rival paraense nos duelos que ambos já disputaram.
Vitória de olho! Confira estatísticas de locomoção, aproveitamento, média de público e probabilidade de acesso da 2ª fase da Série C
Ao todo, Paysandu e Vitória já se enfrentaram em 16 oportunidades, número que pode ser considerado baixo e é explicado devido ao grande hiato que a disputa vem presenciando ao longo das últimas décadas; após o primeiro encontro nos anos 70, ambas as equipes voltaram a se enfrentar somente em 1981, ainda presenciando poucas partidas nos anos 90 e 2000 e encarando outra intervalo de 11 anos entre 2004 e 2015. Esta será a segunda ocasião em que o Leão e o Papão disputam um duelo válido pela terceira divisão nacional (tendo, previamente, se encontrado somente em torneios da primeira e segunda divisões nacionais).
Já foram registradas oito vitórias do Leão da Barra, enquanto o clube paraense foi capaz de triunfar em cinco ocasiões e houveram outros três empates. O Rubro Negro também leva vantagem no quesito de gols marcados em relação ao seu adversário. Levando em conta todos os 16 duelos, o Vitória foi capaz de marcar 29 gols, acumulando uma média de 1,81 tentos por jogo; enquanto isso, o Paysandu se mostra um pouco abaixo, tendo sido capaz de marcar 21 vezes, levando sua média a se estabelecer na marca de 1,31 tentos por embate.
O último duelo entre ambas as equipes – excluindo o encontro da primeira fase da Série C de 2022 – foi protagonizado há sete anos, válido pela 28ª rodada da Série B de 2015. Na ocasião, Vitória e Paysandu se encontravam imersos na luta por um lugar entre o G4 da competição, com ambos se localizando, respectivamente, em segundo e terceiro lugares. Em uma disputa direta pela ponta da tabela, o Vitória recebeu o Papão e despachou seu adversário pelo placar de 3×1, com gols de Damián Escudero e Kanu.
Caso precise de inspiração para triunfar neste domingo, em pleno Barradão, o Rubro Negro poderá resgatar esta última instância citada, que ainda persiste como a penúltima vez em que o Leão triunfou dentro de casa diante de tal adversário. Mais ao fundo da memória dos adeptos do rubro negro, porém, também pode ser resgatado o encontro de 2004, válido pela Série A, quando o Vitória foi capaz de aplicar uma das maiores goleadas do histórico do confronto, ao vencer por 4×1, com gols de Obina, Júlio Santos, Allann Delon e Gilmar.
AGENDA
Embalado por uma boa sequência de resultados que viu o time ser levado à classificação para a segunda fase, o Vitória agora se concentra em seu objetivo primário na Série C do Campeonato Brasileiro: o acesso à segunda divisão. Para isso, começará sua caminhada no quadrangular final diante do Paysandu, no próximo domingo (21), às 16h, em partida válida pela primeira rodada da 2ª fase.
Veja mais notícias do Vitória, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Esporte Clube Vitória.