Precisando retomar seu foco – agora de forma definitiva – em sua campanha na Série C do Campeonato Brasileiro, o Vitória se mantém inspirado para buscar reverter sua situação delicada na terceira divisão nacional. Na próxima quarta-feira (18), o Rubro Negro precisará encarar o Botafogo-PB, em duelo válido pela sexta rodada da competição e que se mostra determinante para o clube se afastar da zona de rebaixamento. Se depender do histórico entre ambas as equipes, porém, o Leão da Barra já pode elevar as expectativas, já que a equipe se mostra à frente de seu rival nordestino nos duelos que ambos já disputaram.
Força total! Vitória só depende de si mesmo para escapar do Z4 da Série C
Ao todo, Botafogo-PB e Vitória já se enfrentaram em 18 oportunidades, número que pode ser considerado baixo e é explicado devido a constantes hiatos que a disputa vem presenciando ao longo dos anos; após os primeiros encontros em 1976, ambas as equipes voltaram a se enfrentar somente em 1998, e depois não se encontraram entre os anos de 2001 e 2010. Este, inclusive, será a primeira ocasião em que o Leão e o Belo disputam um duelo válido por uma divisão nacional em seu formato moderno (excluindo o embate do Brasileirão de 1976).
Ao todo, já foram registradas oito vitórias do Leão da Barra, enquanto o clube paraibano foi capaz de triunfar em seis ocasiões e houveram outros quatro empates. O Rubro Negro também leva vantagem no quesito de gols marcados em relação ao seu adversário nordestino. Levando em conta todos os 18 duelos, o Vitória foi capaz de marcar 29 gols, acumulando uma média de 1,61 tentos por jogo; enquanto isso, o Botafogo-PB se mostra um pouco abaixo, tendo sido capaz de marcar somente 24 vezes, levando sua média a se estabelecer na marca de 1,33 tentos por embate.
O último duelo entre ambas as equipes foi protagonizado no final da temporada passada, válido pela terceira fase classificatória da Copa do Nordeste de 2022. Na ocasião, Vitória e Belo disputavam uma vaga na fase de grupos da competição nordestina que foi realizada no início deste ano, porém a decisão precisou ir para as penalidades uma vez que, entre duas partidas, ambas as equipes só foram capazes de empatarem (1×1 em João Pessoa e 2×2 em Salvador). A decisão acabou não sendo favorável ao Rubro Negro, já que a equipe da casa se viu como a única a desperdiçar um pênalti (cortesia de Renan Luís) e ser derrotada pelo placar de 6×5, assim dando adeus a possibilidade de conquistar uma vaga na Copa do Nordeste.
Caso precise de inspiração para triunfar diante do Botafogo-PB nesta quarta-feira, em pleno Barradão, o Rubro Negro precisará resgatar no fundo de sua memória a última ocasião em que foi capaz de realizar tal feito. Há cinco anos atrás, o Leão da Barra protagonizou uma maior vitória magra dentro de casa diante do seu rival paraibano, em partida válida pela Copa do Nordeste de 2017; na ocasião, o Vitória foi capaz de anotar o placar de 1×0, contando com um gol salvador de Alan Costa.
AGENDA
Após acumular um resultado frustrante na Copa do Brasil, o Vitória voltará a focar na última competição que lhe resta na temporada. Com isso, volta a poder aproveitar um longo período de preparação, já que seu próximo compromisso será diante do Botafogo-PB, na próxima quarta-feira (18), às 20h30, no Barradão, em partida válida pela sexta rodada da terceira divisão nacional.
Veja mais notícias do Vitória, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Esporte Clube Vitória.