Mesmo não vivendo um bom momento na Série C do Campeonato Brasileiro de 2022, o Vitória segue tentando se inspirar para manter viva sua trajetória na Copa do Brasil. Para isso, precisará reverter um resultado de 3×0 diante do Fortaleza, nesta quinta-feira (12), no segundo jogo da disputa da terceira fase do torneio. Se depender do histórico entre ambas as equipes, porém, o Leão da Barra já pode elevar as expectativas, já que a equipe se mostra à frente de seu rival nordestino nos duelos que ambos já disputaram.
Históricas! Relembre classificações memoráveis do Vitória na Copa do Brasil
Ao todo, Fortaleza e Vitória já se enfrentaram em 22 oportunidades, número que pode ser considerado baixo e é explicado devido ao hiato de encontros entre ambos; nos últimos 12 anos – antes do embate mais recente -, as equipes só foram capazes de se encontrar pela Copa do Nordeste, já que não se localizam na mesma divisão nacional desde a Série B de 2007. Esta, inclusive, está sendo o primeiro duelo em dois jogos que ambos disputam uma vaga em fases da Copa do Brasil. Ao todo, foram registradas nove vitórias do Leão da Barra, enquanto o Leão do Pici foi capaz de triunfar em sete ocasiões e houveram outros seis empates.
O Rubro Negro também leva vantagem no quesito de gols marcados em relação ao seu adversário nordestino. Levando em conta todos os 22 duelos, o Vitória foi capaz de marcar 34 gols, acumulando uma média de 1,55 tentos por jogo; enquanto isso, o Fortaleza se mostra um pouco abaixo, tendo sido capaz de marcar somente 24 vezes, levando sua média a se estabelecer na marca de 1,09 tentos por embate.
Antes do jogo de ida válido pela Copa do Brasil de 2022, o último duelo entre ambas as equipes havia sido protagonizado há dois anos, válido pela fase de grupos da Copa do Nordeste de 2020. Na ocasião, ambos os Leões disputavam lugares entre os quatro melhores de seus grupos para se classificarem à fase de mata-mata, porém os pontos acabaram sendo divididos já que as equipes não saíram do 0x0. O ponto acabou sendo crucial para o Vitória, que acabou se classificando em terceiro lugar no grupo B, encerrando sua campanha pela competição no duelo seguinte, diante do Ceará, pelas quartas de final.
Caso precise de inspiração para triunfar diante do Fortaleza nesta quinta-feira, em pleno Barradão, o Rubro Negro precisará resgatar no fundo de sua memória a último ocasião em que foi capaz de realizar tal feito. Há 15 anos atrás, o Leão da Barra protagonizou sua maior vitória dentro de casa diante do seu rival cearense, em partida válida pela Série B de 2007; na ocasião, o Vitória foi capaz de anotar o elástico placar de 6×0, contando com gols de Índio, Faioli, Joãozinho, Alysson, Chicão e Vanderson.
AGENDA
Após acumular um resultado frustrante na terceira divisão nacional, o Vitória precisará ajustar seu foco e mantê-lo na Copa do Brasil, já que, em seu próximo embate, enfrentará o Fortaleza, na próxima quinta-feira (12), às 19h, em pleno Barradão, em duelo válido pelo jogo de volta da terceira fase da competição.
Veja mais notícias do Vitória, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Esporte Clube Vitória.