O torcida do Vitória foi notícia no Brasil inteiro em 2024 por conta do apoio incondicional mesmo nos momentos mais difíceis, além das lindas festas que fez na arquibancada. Porém, um momento específico teve repercussão internacional: os torcedores cantando “Chama SAMU” em um vídeo gravado durante o primeiro BaVi de 2024, quando o Leão venceu por 3 X 2 no Barradão.
A provocação faz referência ao fato de que o Bahia precisa chamar o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) toda vez que encontra o Leão. A publicação postada por Vitu Gomes viralizou no mundo inteiro, a ponto do seu conteúdo ser utilizado em outras oportunidades. O grito virou inspiração para um artista de k-pop, gênero de música sul-coreano.

Lançado em dezembro de 2024, o single “Slide” sampleou na introdução a música da torcida do clube rubro-negro. A escolha foi rapidamente foi notada pelos brasileiros. E um dos responsáveis pela obra é Ted Park, artista nascido nos Estados Unidos, mas que vem de uma família de sul-coreanos.
Além dele, a faixa também foi composta por outros dois artistas, Kino e Simone Eleuteri, além de contar com produção do italiano Fudasca. E a música já conta com quase 200 mil reproduções no Spotify, além de quase 300 mil visualizações do clipe no perfil de Ted Park no Instagram.
Ouça a música abaixo:

Em entrevista à ESPN, Ted contou de onde surgiu a ideia de samplear a música da torcida do Leão.
“O produtor (da música) ama navegar pelo Tik Tok em busca de coisas novas para samplear, algo que muitos produtores fazem. Quando ele me mostrou o sample no beat, eu sou fanático por esportes, eu não sabia que era (a música) do Vitória, e ele me disse que era uma música cantada pela torcida no estádio. Aquilo me trouxe muita energia, parecia que eu estava no estádio”, falou Ted.
Ele também garantiu que virou torcedor do Vitória e contou da “saga” para achar uma camisa do Leão.
“Eu e um grande amigo meu estávamos procurando (a camisa) online e encontramos uma loja no Marrocos (risos). Estávamos procurando essa camisa por quase um mês e meio, não conseguíamos achar, então encontramos uma pequena venda no Marrocos, eles entregavam, e agora ela está aqui. Muitas pessoas gostam da camisa. Custou tipo uns 30, 40 dólares (entre R$ 176 e R$ 235), algo nessa faixa”, contou.

“Eu realmente quero ir para a Bahia. É um sonho, espero que isso aconteça essa ano, seria maravilhoso… eu realmente espero poder conhecer os jogadores (do Vitória) e ir até o estádio. E muito além disso, eu quero conhecer os torcedores, todos os vídeos dos jogos são loucos, muita energia, até mesmo no estacionamento”, completou o artista.
Lembrando que a maior torcida organizada do FC Copenhagen, considerado um grande clube da Dinamarca, adotou a frase em português durante um jogo. O registro foi postado no perfil oficial da torcida e aconteceu durante um clássico contra o Brøndby IF, segundo maior campeão dinamarquês, atrás apenas do próprio FC Copenhagen. O jogo foi pela Superligaen e aconteceu no dia 01 de setembro de 2024.

Veja outras notícias sobre o Vitória
- Reforço na defesa? Vitória aguarda liberação para fechar com zagueiro
- Às vésperas do BaVi, o ex-Vitória Alerrandro dispara: “Mexeram com ele na semana errada”; entenda
Veja mais notícias do Vitória, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Esporte Clube Vitória.