Bastidores quentes! Vitória se rebela contra CBF após proposta que favorece finalistas da Libertadores; entenda

Fábio Mota, Vitória
Fábio Mota, Vitória - Foto: Victor Ferreira / ECV

Vitória de olho! A CBF analisa mudanças na tabela do Campeonato Brasileiro por conta da final da Libertadores, que será disputada entre Palmeiras e Flamengo. A ideia é ajustar o calendário para permitir que os dois finalistas tenham tempo de preparação.

Uma das alternativas colocadas na mesa seria inverter as rodadas 34 e 37. Nesse cenário, o duelo entre Palmeiras e Vitória, marcado originalmente para a 37ª rodada, seria antecipado para o dia 20 de novembro, em plena Data Fifa.

Samir Xaud, CBF, Vitória
Samir Xaud, CBF

Já o jogo entre Bragantino e Vitória, previsto para a 34ª rodada, seria empurrado para dezembro. A proposta, no entanto, não agradou ao Vitória, que reagiu com veemência. O presidente Fábio Mota afirmou que o clube não foi consultado e deixou claro que não concorda com a alteração.

“Não recebemos o contato, mas a gente não topa essa mudança. Se a CBF fizer essa mudança, vai ser de cima para baixo. Essa mudança é prejudicial ao Vitória, desequilibra o campeonato. Teríamos que jogar na Data Fifa, porque nossos concorrentes não jogariam essa época”, afirmou o dirigente, em entrevista ao UOL.

Fábio Mota, Vitória - Foto: Victor Ferreira / ECV
Fábio Mota – Foto: Victor Ferreira / ECV

O temor do Leão da Barra é que o clube seja obrigado a atuar sem parte de seus jogadores convocados, algo que não afetaria outros adversários diretos na briga contra o rebaixamento. Para Mota, isso seria um claro desequilíbrio esportivo.

Apesar da resistência, a CBF pode efetivar a troca mesmo sem o aval do Vitória, já que o regulamento do Brasileirão autoriza alterações em caráter excepcional. A definição deve ocorrer nos próximos dias, quando a entidade divulgar a tabela detalhada das rodadas finais da competição.