Vitória e Falcon vão se enfrentar na próxima sexta-feira (18), em amistoso. O duelo acontece às 15h30, no Barradão. A partida tem o objetivo de preparar as duas equipes para sequência da temporada. O leão da barra só volta a campo no próximo dia 26 de fevereiro, quando encara a equipe do Atlético de Alagoinhas, no Barradão, em jogo válido pela sexta rodada do Campeonato Baiano.
Participando da elite do futebol de Sergipe pela primeira vez, o Falcon é líder do Grupo B da competição, com nove pontos. Já o Vitória, tem oito pontos e está na quarta colocação do Campeonato Baiano, dentro da zona de classificação para a próxima fase. O técnico do Falcon, Luciano Quadros, falou sobre o momento da equipe e projetou a partida amistosa diante do Vitória.
“Estamos numa crescente dentro da competição e precisamos ainda melhorar muito para alcançar os objetivos que queremos. Além de ser importante para o clube enfrentar o Vitória, uma instituição respeitada e tradicional do nosso futebol, será fundamental para mantermos o ritmo de jogo e dar rodagem ao elenco. Vamos encarar este amistoso com seriedade, buscando fazer o melhor jogo possível”, disse o treinador.
Coletiva de apresentação de Santiago Tréllez, novo atacante do Vitória
Você viu? Vitória é mais eficiente longe de Salvador em 2022
O aproveitamento do Vitória longe do Barradão é de 100% nesta temporada. O rubro-negro disputou apenas dois jogos fora de casa, mas em ambas as vezes, foi eficiente. Em seus domínios, o Leão fez três partidas e não venceu nenhuma. Todos os duelos ocorreram pelo Campeonato Baiano. Com oito pontos, o rubro-negro é o 4º colocado.
A vitória pelo placar simples de 1×0 diante de Barcelona de Ilhéus, na Arena Cajueiro, e Vitória da Conquista, no Lomanto Júnior, foram de fundamental importância para que o time comandado por Dado Cavalcanti figurasse atualmente na zona de classificação do estadual. Barcelona de Ilhéus e Vitória da Conquista não foram os únicos adversários do Leão como visitante este ano.
A derrota por 1×0 para o Jacuipense também teve esse perfil, porém apenas na teoria, já que a partida foi disputada no Barradão, porque o estádio Valfredão, onde o time de Riachão do Jacuípe manda seus jogos, está em reforma. Esse detalhe faz com que a estatística como visitante caia para 66,7% de aproveitamento e a defesa já tenha sido vazada uma vez.
Mesmo assim, como mandante, o rendimento é bem inferior: 33%. Aí estão calculados os empates em 1×1 com Juazeirense e Bahia. Se fizermos um recorte dos jogos disputados no Barradão, incluindo o contra o Jacuipense, o aproveitamento cai ainda mais, para 22%. Santuário do Vitória e palco de muitas conquistas, o Barradão já não tem a mesma força há algum tempo.
Na edição passada do Baiano, quando o Leão foi eliminado na fase classificatória pelo terceiro ano consecutivo, o aproveitamento no próprio estádio foi exatamente o que tem atualmente, 33%, só que após um triunfo, um empate e duas derrotas. Na Série B de 2021, o desempenho também foi muito ruim no Barradão. Não à toa, o rubro-negro lamentou o rebaixamento à terceira divisão e ostentou a terceira pior campanha como mandante do campeonato, com 38,6% de aproveitamento.
Veja mais notícias do Vitória, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Esporte Clube Vitória.