Finalmente! Tréllez desembarca em Salvador nesta quarta-feira; Entenda o motivo da demora

Novo atacante do Vitória
Novo atacante do Vitória

Finalmente! Anunciado pelo Vitória na semana passada, o atacante Santiago Tréllez desembarca em Salvador nesta quarta-feira. A informação foi divulgada pelo próprio clube. O jogador de 32 anos chegaria no último sábado, mas teve problemas com o passaporte e precisou adiar a viagem.

Porém, ele ainda não pode ser inscrito nas competições que o leão da barra disputa, já que o clube segue punido pela Fifa por causa das dívidas com o atacante Walter Bou e o Boca Juniors. O colombiano irá usar esse tempo para aperfeiçoar sua parte física. Tréllez estava sem clube desde dezembro, quando chegou ao fim seu contrato com o São Paulo. Ele retorna ao Vitória depois de uma passagem em 2017.

Confira o vídeo de apresentação de Santiago Tréllez, novo atacante do Vitória

YouTube video

Você viu? Vitória é mais eficiente longe de Salvador em 2022

O aproveitamento do Vitória longe do Barradão é de 100% nesta temporada. O rubro-negro disputou apenas dois jogos fora de casa, mas em ambas as vezes, foi eficiente. Em seus domínios, o Leão fez três partidas e não venceu nenhuma. Todos os duelos ocorreram pelo Campeonato Baiano. Com oito pontos, o rubro-negro é o 4º colocado.

A vitória pelo placar simples de 1×0 diante de Barcelona de Ilhéus, na Arena Cajueiro, e Vitória da Conquista, no Lomanto Júnior, foram de fundamental importância para que o time comandado por Dado Cavalcanti figurasse atualmente na zona de classificação do estadual. Barcelona de Ilhéus e Vitória da Conquista não foram os únicos adversários do Leão como visitante este ano.

A derrota por 1×0 para o Jacuipense também teve esse perfil, porém apenas na teoria, já que a partida foi disputada no Barradão, porque o estádio Valfredão, onde o time de Riachão do Jacuípe manda seus jogos, está em reforma. Esse detalhe faz com que a estatística como visitante caia para 66,7% de aproveitamento e a defesa já tenha sido vazada uma vez.

Mesmo assim, como mandante, o rendimento é bem inferior: 33%. Aí estão calculados os empates em 1×1 com Juazeirense e Bahia. Se fizermos um recorte dos jogos disputados no Barradão, incluindo o contra o Jacuipense, o aproveitamento cai ainda mais, para 22%. Santuário do Vitória e palco de muitas conquistas, o Barradão já não tem a mesma força há algum tempo.

Na edição passada do Baiano, quando o Leão foi eliminado na fase classificatória pelo terceiro ano consecutivo, o aproveitamento no próprio estádio foi exatamente o que tem atualmente, 33%, só que após um triunfo, um empate e duas derrotas. Na Série B de 2021, o desempenho também foi muito ruim no Barradão. Não à toa, o rubro-negro lamentou o rebaixamento à terceira divisão e ostentou a terceira pior campanha como mandante do campeonato, com 38,6% de aproveitamento.

O Vitória terá a chance de melhorar os números dentro de casa nesta temporada em breve. Na próxima rodada do Baiano, o Leão recebe o Atlético de Alagoinhas, no Barradão, em data e horário a serem definidos pela Federação Baiana de Futebol. Já a estreia na Copa do Brasil, no dia 3 de março, será longe de Salvador, contra o Castanhal.