Urgente! Vaza provável escalação do Vitória para duelo contra o Bahia, pelo Brasileirão

Jair Ventura, Vitória
Jair Ventura, Vitória

O Vitória encerrou, nesta quarta-feira (15), a preparação para o clássico Ba-Vi, que acontece nesta quinta (16), às 21h30, no Barradão, pela 28ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.

O treino derradeiro contou com um ingrediente especial: o apoio da torcida rubro-negra, que pôde acompanhar os trabalhos de perto nas arquibancadas do “santuário”.

Treino do Vitória
Treino do Vitória

O duelo é cercado por expectativa e história. Há 10 anos o Leão da Barra não vence o rival pelo Brasileirão — a última vez foi em 2014, quando o Vitória superou o Bahia por 2 a 1, na Arena Fonte Nova. Desde então, foram sete clássicos, com quatro vitórias tricolores e três empates.

Depois da derrota por 4 a 3 para o Vasco, no último dia 5, o técnico Jair Ventura teve a primeira semana cheia de treinos desde que assumiu o comando.

O treinador aproveitou a pausa da Data Fifa para ajustar detalhes e testar alternativas. Na atividade de terça (14), o foco foi nas bolas paradas e nas cobranças de faltas e pênaltis, fundamentos que podem fazer a diferença em um clássico de alto nível emocional.

Desfalques e pendurados

O Vitória terá problemas para montar o time. Lucas Halter e Carlinhos, expulsos na rodada passada, estão fora do clássico. Já Rúben Ismael e Fabri seguem como dúvidas, apesar de terem participado de parte dos treinos com bola.

Outro alerta vem dos cartões: sete jogadores estão pendurados e correm o risco de desfalcar o time na próxima rodada, diante do Santos, na Vila Belmiro — confronto direto na luta contra o rebaixamento. São eles: Lucas Arcanjo, Raúl Cáceres, Claudinho, Zé Marcos, Camutanga, Erick e Renato Kayzer.

Renato Kayzer, Vitória
SAO PAULO, BRAZIL – AUGUST 9: Renato Kayzer of Vitoria looks on during a Brasileirao 2025 match between São Paulo v Vitoria at MorumBIS Stadium on August 9, 2025 in Sao Paulo, Brazil. (Photo by Riquelve Nata/Sports Press Photo/Getty Images)

Time provável

Com as baixas e dúvidas, Jair Ventura deve repetir a base da equipe, mas pode fazer mudanças pontuais. O Vitória deve ir a campo com: Lucas Arcanjo; Raúl Cáceres, Camutanga, Edu (Neris), Zé Marcos e Ramon; Baralhas, Pepê (Ronald) e Aitor (Matheuzinho); Renato Kayzer e Erick.

Entre as possíveis novidades está Matheuzinho, que pode retornar ao time titular após quase um mês. O meia não participa de gols há seis meses e busca retomar o protagonismo sob o novo comando técnico.