O Vitória entra em campo nesta quinta-feira (16), às 21h30, diante do Bahia, em um duelo que pode marcar um ponto de virada na luta contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro. Faltando 11 rodadas para o fim da competição, o Leão aposta na força do Barradão para reencontrar o caminho das vitórias.

O estádio rubro-negro é um verdadeiro amuleto em clássicos pela Série A. Desde o primeiro Ba-Vi disputado no local pela elite do futebol nacional, em 2002, o Vitória jamais perdeu para o Bahia. São cinco confrontos, com duas vitórias e três empates.
O histórico começou em 3 de novembro de 2002, com triunfo por 1 a 0. No ano seguinte, em 12 de outubro de 2003, o Leão voltou a vencer, por 2 a 1.
Após um hiato de 14 anos sem o clássico no Barradão pela Série A, o confronto retornou em 2017 e terminou empatado sem gols. Nas duas vezes seguintes, em 2018 e 2024, o equilíbrio permaneceu: 2 a 2 em ambas as partidas.
Com o retrospecto favorável e o apoio da torcida, o Vitória confia em transformar o Barradão em combustível para seguir vivo na briga contra a queda. Manter o tabu diante do maior rival pode significar mais do que orgulho: pode representar um passo crucial na luta pela permanência na Série A.

Veja mais notícias do Vitória, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Esporte Clube Vitória.