Tabu de 15 anos! Vitória tenta quebrar jejum histórico contra o Cruzeiro no Mineirão

Vitória x Cruzeiro
Vitória x Cruzeiro - Rafa Silva | Foto: Staff Images / Cruzeiro

O Vitória entra em campo neste sábado (1º), às 16h, no Mineirão, para encarar o Cruzeiro pela 31ª rodada da Série A, com uma missão das mais desafiadoras: quebrar um tabu de 15 anos sem vencer a Raposa como visitante.

A última vez que o Leão derrotou o Cruzeiro fora de casa foi em 2010, no Estádio Ipatingão, em Ipatinga, quando venceu por 1 a 0 com gol de Júnior “Diabo Loiro”, pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro. Desde então, o time baiano acumula resultados negativos em solo mineiro.

Foto: Victor Ferreira / ECV

No histórico do confronto fora de casa, o Vitória soma apenas duas vitórias em 27 jogos, com 21 derrotas e quatro empates, segundo dados do site oGol.

O retrospecto no Mineirão é ainda mais cruel: o Rubro-Negro não vence no estádio desde 1998, quando superou o Cruzeiro por 2 a 1, ainda pela primeira fase do Campeonato Brasileiro daquele ano.

Desde então, o palco mineiro se tornou um verdadeiro pesadelo para os baianos. Na última visita, em 2024, a Raposa levou a melhor por 3 a 1, pela 4ª rodada da competição.

Em 2010, ano da última vitória rubro-negra como visitante, o time era comandado por Toninho Cecílio e contava com nomes como Elkeson, Bida, Egídio e Gabriel Paulista. Já o Cruzeiro, treinado por Cuca, tinha Fábio, Montillo e Thiago Ribeiro entre os titulares.

Antes disso, em 1998, o Vitória de Geninho bateu o Cruzeiro no Mineirão com um time repleto de talentos, como Petkovic, Matuzalém e Alex Mineiro, contra um adversário que tinha Dida, Fábio Júnior e Muller.

Foto: Victor Ferreira / ECV

No confronto geral entre as equipes, o Cruzeiro leva larga vantagem: são 54 partidas, com 32 vitórias da Raposa, 12 empates e 10 triunfos do Vitória.

Vivendo um momento de pressão na tabela, o Vitória chega para o duelo na 17ª colocação, com 31 pontos, um a menos que o Santos, primeiro time fora da zona de rebaixamento. Faltando oito rodadas para o fim do campeonato, o time de Jair Ventura precisa somar pontos fora de casa para seguir sonhando com a permanência na Série A.