Opinião: Fábio Mota se torna o maior presidente da história do Vitória

Foto: Victor Ferreira/EC Vitória

Não tenho nenhuma dúvida em afirmar que Fábio Mota se tornou o maior presidente que o Esporte Clube Vitória já teve. Quem me conhece sabe que, até infelizmente, eu era admirador do trabalho que Paulo Carneiro teve em sua primeira passagem pelo clube e o apoiei em seu retorno em abril de 2019. Ninguém é perfeito! Cometi esse erro e, assim como o próprio Fábio Mota (que também o apoiou), me arrependo. O Vitória realmente mudou de patamar após Paulo Carneiro assumir o clube em 1989 e muitos torcedores o consideravam como o maior de todos neste cargo, mas sabemos muito bem o desfecho dessa história e também isso não vem ao caso agora. Bom, até então nenhum outro dirigente havia chegado perto de ser intitulado dessa forma pela torcida, até que chegamos ao momento mais importante e feliz que o rubro-negro já teve.

Colossal! Acesso do Vitória à Série A repercute entre os famosos; veja

Fábio Mota assumiu o clube como interino em outubro de 2021, após a destituição de Paulo Carneiro, pouco tempo antes de cairmos para a Série C. O futuro era uma verdadeira incógnita e vivíamos a pior crise da nossa história. Fracassamos durante o maior tempo do ano seguinte, mas conseguimos um acesso verdadeiramente milagroso para a Série B. Veio 2023 e com ele mais um primeiro semestre desastroso, chegando no Brasileirão como um dos principais candidatos ao rebaixamento. Mas foi aí que o presidente arregaçou as mangas e montou uma verdadeira força-tarefa para que este quadro fosse revertido drasticamente. Conseguiu novos patrocinadores que foram fundamentais para tentar organizar o financeiro do clube, contratou o até então desconhecido Ítalo Rodrigues que foi importantíssimo nas contratações de atletas que fizeram a diferença e, o mais importante, honrou com todos os pagamentos (as vezes até de forma antecipada).

Olha, já o encontrei algumas vezes pessoalmente, mas nunca tive oportunidade de paramos pra conversar sobre o Vitória. Faço questão de frisar isso para deixar claro que escrevo este texto apenas por ser a realidade e não por amizade ou algo do tipo. Conseguir a reconstrução de um clube do tamanho do Vitória em tão pouco tempo é extremamente difícil. Os obstáculos foram diversos e inclusive afetaram a sua vida pessoal em alguns aspectos, mas que foram vencidos. O título da Série B coroa toda a luta que foi enfrentada nos últimos dois anos por um torcedor de arquibancada que está como presidente do Vitória e que foi o principal responsável pela maior alegria que nós já tivemos como torcedores do Leão. Hoje o Vitória ultrapassou a marca de 30 mil sócios e não foi por acaso. Parabéns pelo trabalho e que você evolua cada vez mais junto com o nosso clube, presidente!

Autor: Nadson Barbosa, 31 anos | Salvador-BA

A opinião de um artigo assinado não reflete necessariamente a opinião do site, é o ponto de vista exclusivo do autor que elaborou o artigo.