Opinião: se for para a série A desta forma, é melhor fazer o planejamento da Série B 2025

Foto: Victor Ferreira

Há momentos em que precisamos ser muito sinceros com o torcedor! Ficamos muitos felizes até 3 meses atrás, quando conquistamos nosso primeiro título nacional, e isso deve sim estar em nossa memória todos os dias. Mas o efeito desse título passou, e o torcedor sente fome de novas conquistas, de ver o Vitória lutar por mais títulos e ser protagonista dos campeonatos em que joga. Infelizmente, para o nosso desespero, o primeiro trimestre desse ano está começando a ficar parecido com o do ano passado.

Finalmente! Novo reforço do Vitória é registrado no BID e está apto para estrear – MeuVitória

Claro que a nossa maior preocupação não gira em torno do Baianão em si, embora, neste ano, o time precise muito mudar sua postura e finalmente se classificar as semifinais, mas a questão passa por vias futuras, sobre o que o Vitória vai pegar pela frente. Uma copa do Brasil já na terceira fase e um campeonato brasileiro de Série A! Somos um time de série A, com regularidade de time de série B, e uma fatia considerável dessa responsabilidade está nas mãos do técnico Léo Condé.

Léo Condé completou 1 ano no Vitória, e o parabenizamos pela característica de ouvir as críticas sem rebater o torcedor de forma áspera. Muito polido em suas palavras, mas teimoso em seus atos, ele parece ter dificuldade de aceitar que, jogar em cima do erro dos adversários, não é jogar bem. Quando simplesmente os adversários não oferecem falhas para serem exploradas, o Vitória fica inerte e muitas vezes não sai do 0x0. Se a defesa do time adversário não ofertar chances ao Vitória, o time simplesmente não cria e quando raramente cria uma chance, peca na finalização.

Foto: Victor Ferreira

Numa série A, onde você encontra com Flamengo, Palmeiras, São Paulo ou um Grêmio da vida, você precisa equacionar oportunismo e criação. Não dá pra jogar 100% na criação, pois em alguns momentos o time precisa se resguardar, se o jogo lhe oferecer alguma vantagem quando o adversário é proponente, mas quando o time que propõe o jogo é o Vitória, ele precisa sim ter um setor de criação mais robusto, mas eficaz, e isso o técnico Léo Condé não fornece.

Este 1 ano de Léo Condé ocorre muito mais por obra e graça do presidente Fábio Mota, mas precisamos entender que nós negócios e no mundo dos esportes, até com os bons amigos precisamos ter franqueza. Acho que está perto da hora de buscarmos um técnico mais competente para fazer as peças que temos renderem um bom futebol.

Me despeço informando que o próximo jogo do Vitória será no sábado, 10/02, às 19:00h no Barradão contra o ABC de Natal. Bom feriadão e se cuidem, SRN!

Autor: Isaac Alves, comunicador social do programa Visão Global – Rádio Cruzeiro-BA

A opinião de um artigo assinado não reflete necessariamente a opinião do site, é o ponto de vista exclusivo do autor que elaborou o artigo.